Vinculo dados .txt

Oi
Tenho uma planilha calc, onde eu tenho dados externo para atualizar.
estes dados são .txt, como eu relaciono isso?
pois ao entra em vincular a dados externo / tela “dados externo” , no campo fonte, estou selecionando o documento .Txt, não esta indo para o campo tabelas e intervalos disponíveis.

assim não liberando o campo OK.
como eu resolve isso?
ou o libreOffice .calc não importa dados em .txt.!

Importa, sim. Mas ao importar ele abre um quadro de diálogo para escolha de como importar. Depois (de importados) se quer usar os dados tens que salvar em odt, para que os vínculos entre planilhas funcionem. Esta é a minha experiência com os txt.

Complementado a resposta:
Digamos que você já tenha feito a importação de Dados para uma planilha e salvo esses mesmo dados que estavam em txt numa planilha do calc (.ODS).

Vamos a uma vinculação de dados entre planilhas no formato do Calc: Abra o arquivo para o qual quer importar Dados Externos, vide figura abaixo:

Clique em procurar na janela que vai aparecer, navegue até a pasta/diretório onde está a planilha com os dados. Selecione clicando em “Abrir” a mesma.

Acima fica o link onde mostra a origem do arquivo que hora vinculo, ligeiramente abaixo vai aparecer as planilhas e os espaços nomeados que o arquivo tiver, é ai que deve ser selecionado os dados que vc quer vincular entre as planilhas. Utilize arquivos de testes (cópias) para você treinar. Outro detalhe importante é marcar o espaço de tempo que quer as atualizações de conteúdo.

Beto
esta planilha será importada automaticamente.
não tenho muito conhecimento com este tipo de planilha você tem um exemplo pronto. ou as imagem como criar um?
Esta planilha era do excel estou mudando para calc.

Obrigado

A melhor experiência para você é usar planilhas salvas no próprio Calc. Vou preparar um resposta melhor e coloco neste resposta acima, visto que só é aceito uma resposta por autor.em cada pergunta.

Beto,
isso mesmo que o Antônio informou configuração na importação.
obrigado
se conseguir a soma por macro era melhor ainda.

@Jamilson, o “Cara” das macros aqui é o @Grafeno, vai que ele tem um tempo para te ajudar. Mas, você deve fazer outra pergunta especificamente para isso, Pode até citar esta pergunta. O outro é o @sp24Horas.

Boa tarde,


Edição 01

Novidade!

A partir da versão 6.1.x do LibreOffice, A opção Planilha > Vincular a dados externos… irá oferecer suporte a arquivos CSV. Fonte: LibreOffice 6.1: Relase Notes



Atualmente a opção Vincular a dados externos não funciona com arquivos txt (ou csv). Veja o que diz a ajuda do Calc:

Insere dados de um arquivo HTML, Calc ou Microsoft Excel na planilha atual…

Mas é possível importar o txt para uma planilha e criar um vínculo. Basta para isso:

  1. Clicar em Planilha > Inserir planilha do arquivo.
  2. Escolher o arquivo txt e ajustar as opções do filtro em Importação de texto.
  3. Marcar a caixa Vincular no diálogo Inserir planilha.

Será incluída uma planilha (aba) vinculada ao txt, mas que possui dois inconvenientes. Primeiro, essa aba vinculada não pode receber fórmulas, formato, nada, pois tudo é perdido a cada atualização e a outra é que a atualização dos dados é manual (Editar > Vínculos) ou ao se abrir o arquivo ods.

Para a primeira limitação você pode deixar essa planilha de dados brutos e fazer toda manipulação, análise e cálculos em outra planilha.

Para a segunda, você pode usar uma macro que atualize os vínculos em um botão:

Sub refreshAllSheetLinks()
   oEnum = thisComponent.SheetLinks.createEnumeration
   while oEnum.hasMoreElements
      oLink = oEnum.NextElement
      oLink.refresh
   wend
End Sub 

Fonte: Automatically (almost) importing and updating data from an external CSV file in LibreOffice Calc | Louic's weblog

Atte,

1 Like

Antônio
Obrigado
O macro de atualização me atendera.

Beto, obrigado também pela ajuda.
abraço todos

Antônio
Deu tudo certo no processo de importação dos dados txt. para o calc.
porem agora estou querendo somar algumas colunas.
tem como você dar uma olhada para min? tenho que somar os valores de varias colunas.

@Jamilson, pela imagem postada, faltou ajustar as opções do filtro para a coluna na janela Importação de texto. A configuração deve ser a mesma desta questão aqui.

Isso mesmo Antônio o filtro na importação
obrigado

Esta extensão “.xlsx” não é do Libreoffice. Eu pelo menos só faço isso com a extensão “.ods” que é do Libreoffice. Trabalhar com arquivos do Excel pode dar erros. Não digo que dá, mas é mais fácil que dê. Como eu disse os dados devem estar entre arquivos do Calc.

Beto
Esta planilha era do excel, porem mesmo criando como “.ods” da o mesmo erro.
tem algum arquivo como modelo para mandar. só para eu ver como foi feito?

Tens razão, tem um problema… eu atualizei meu Libreoffice e fui tentar rapidamente fazer isto e não apareceu os dados. Pode ser o Java ou pode ser a versão. Tenho que fazer um teste aqui, mas estou meio sem tempo agora, aguarde que logo que der dou um retorno

É o seguinte: comecei dois arquivos novos e não tinha dado certo, não aparecia a planilha, então selecionei a área de dados que eu queria e nomeei a mesma (selecionar as colunas e clicar no Menu: Dados, Definir intervalo - dê um nome a este intervalo), depois salve o arquivo e ele irá aparecer na hora de fazer a vinculação a dados externos. Se nunca definiu intervá-lo veja este vídeo aos 1:54 min.

Beto
Muito obrigado pela ajuda
Deu tudo certo no processo de importação dos dados txt. para o calc. porem agora estou querendo somar algumas colunas. porem não esta dando certo, já olhei o formado porem o valor da soma fica “0,00”, não sei o porquê!.

Bom podem ser várias coisas, o espaço onde vc importou deve estar continuamente se atualizando e sua fórmula dica substituída… (se vc marcou um tempo para isso no importar)… vc pode somar acima da entrada de dados ou em outra planilha (a partir desses dados), ou quem sabe utilizar da macro que o @Grafeno disponibilizou para você. Ou ainda os teus números estar sendo considerados como textos ao importar… Só vendo as planilhas ou parte delas para ter uma ideia.

Pedéria dar uma olhada?
eu já tentei ver até o formato

ok, Manda para: “betovisk1 (arroba) hotmail (ponto) com”.