Somar em relatório no BASE

Fiz um relatório no BASE onde aparecem vários itens como por exemplo computadores, monitores, teclado etc…etc. Como faço para que no final desse relatório, me seja informado os quantitativos por item ou seja, quero que no final do relatório seja informado em uma linha a quantidade de computadores listada nesse relatório, numa linha imediatamente abaixo me informe a quantidade de monitores a por ai vai!!!

Prezado Grafeno

OK!..grato pela sua resposta mas…

Como seria (escrever) essa opção de criar uma função para cada elemento (item)?.

Não entendi muito bem, você quer somar os itens ou contá-los?

De qualquer modo, esta configuração, com os informes no final do relatório, pelo que eu conheço e li do Base, é bem trabalhosa se os itens forem numerosos.

A dificuldade é que o Contador e função Acumulação (Somatório) tem o escopo ou “por grupo” ou “por relatório”. Em outra palavras, ao se fazer a atribuição a eles no rodapé do grupo, a contagem e a soma serão referentes ao grupo, se for no rodapé do relatório (onde vc gostaria de ter os informes) eles tarão a consolidação do mesmo: total de itens (Contador) e soma total (Acumulação).

Com isso, é preciso, para se ter a contagem ou a soma no final do relatório, por item, definir (escrever) uma função para cada elemento.(Ex.: uma para computador, outra para notebook, etc.)

Portanto, a solução mais direta e prática é mudar a configuração do relatório, fazendo um agrupamento dos itens no assistente e desenhar a caixa de texto, que vai receber o resultado do “Contador” ou da “Acumulação”, no rodapé do grupo. Assim, os informes virão após cada bloco (grupo).

At.te,

Grafeno (Antonio)

DCM,

Passos para definir função

Acima (figura) temos o caminho para definir a função, no caso, aquela que somará os valores do item “Computador”. No painel de propriedades (guia geral) a função ficará assim:

  • Nome: SomaComputadores
  • Fórmula: [SomaComputadores]+IF([Produto]=”Computador”;[Valor];0)
  • Valor Inicial: IF([Produto]=”Computador”;[Valor];0)

onde assumimos que:

  • [Produto] = Nome do campo que contém o item
  • [Valor] = Nome do campo que contem o valor do item

Então, repetimos o procedimento (figura) para um novo elemento (Ex.: Notebook):

  • Nome: SomaNotebooks
  • Fórmula: [SomaNotebooks]+IF([Produto]=”Notebook”;[Valor];0)
  • Valo Inicial: IF([Produto]=”Notebook”;[Valor];0)

E assim por diante, pois para cada item temos que definir uma função diferente.

Ao final, temos que inserir o cabeçalho/rodapé de relatório (Menu Editar), desenhar no rodapé todas as caixas de texto que vão receber as somas e atribuí-las as funções:

  1. Painel Propriedades >> guia “Dados”
  2. "Tipo de campo de dados” >> escolher “Função definida pelo usuário”
  3. “Função” >> escolher o nome da função

At.te,

Grafeno (Antonio)

Boa tarde!

Antonio aproveitei a dica acima, mas no meu relatorio ele não deu certo no radapé, só no detalhe do relatório. O que estou fazendo de errado?