Corrigir instalação no Debian

Prezados,

Fiz uma instalação Debian 10 que trazia o Libreoffice 6.1. Fiz Donwload do 6.4 e removi o anterior,

sudo apt remove libreoffice

sudo apt purge libreoffice.

Então, descompactei o 6.4 e instalei

Mas, agora em

/usr/lib/

há uma versão do LO 6.1

e em /opt/libreoffice está a versão 6.4

Quando eu chamo o software vem o 6.1

Por que?

O que devo fazer para corrigir?

Sou apenas usuário , não técnico do setor.

Não gosto muito de fazer a instalação descompactando o pacote diretamente, pois corre o risco de instalarmos o binário em uma pasta errada.
Como não tenho costume em ficar instalando ou desinstalando meus aplicativos, recomendo que dê uma fuçada pela internet e desinstale ambos os libreoffices. Depois, siga alguns passos semelhantes a esses abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa (acho que o ppa já existe na listagem do sistema, acho que é padrão no debian e seus derivados, mas se não for, digite esta linha, para que ele passe a ser atualizado sempre que houver uma nova distribuição estável)
sudo apt update
sudo apt install libreoffice
sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:libreoffice/

Porém, quando tenho dúvida sobre como e onde devo instalar um aplicativo, pois às vezes as pastas mudam de uma versão para outra, eu instalo o synaptic (sudo apt-get install synaptic - gerenciador de aplicativos, em modo misto texto/interface para Debian e derivados) e, pelo terminal:

**`sudo apt install synaptic`**

Depois, abra-o:

**sudo synaptic**

Quando o synaptic abrir, vá na lupa para localizar o que você quer: libreoffice.
Depois, marque para instalação. Nesse momento, o próprio sistema mostrar-lhe-á as dependências; marque todas.
Depois, procure na barra de ícones um que se refere a instalação propriamente dita.

Outra maneira é digitar o comando:

`**sudo gnome-software**` (caso use o ambiente gnome)

Abrir-se-á a tela do gerenciador de software (o synaptic é textual, o gnome-software é visual) e nele você poderá pesquisar pelo pacote do libreoffice e instalá-lo. Eu uso Ubuntu, um derivado do Debian; sempre vejo pela internet que têm, ambos, os mesmos comandos de terminal.

Outra coisa interessante é: existe uma maneira, lembro agora a posição, mas acho que o próprio libreoffice pode gerenciar as novas atualizações e perguntar se você deseja fazê-la. Lembro-me que já atualizei assim. Todavia, o bom é dar uma fuçada e descobrir como fazê-la. Tente em sites de busca e de pesquisa sobre Linux, particularmente a sua distro Debian. Só não invente de desistir de utilizar o Linux.

Se sua dúvida for respondida, poste aí; caso não, se eu der uma passada por aqui outro dia, tento responder mais uma vez. É que faz um bom tempo que não instalo o LibreOffice, tendo em vista que o mesmo agora vem por padrão no Ubuntu: instalo o sistema e o LibreOffice já está lá, exceto o Base (para banco de dados local), que geralmente temos que instalar manualmente, caso alguém deseje utilizá-lo.