Operar com valores em banco de dados no Calc

Olá pessoal,

Tenho várias tabelas no Base e gostaria de acessar os seus valores no Calc. Mas não criar uma tabela com esses valores, e sim realizar operações matemáticas com os mesmos e colocar o resultado em células do Base. Por exemplo, tenho um campo chamado PrecoCompra, do qual eu gostaria de efetuar a soma e deixar em uma determinada célula. É possível fazer isso? Procurando pela internet, não consegui encontrar algo a respeito e manual do Base aborda a integração com o Calc de maneira muito superficial. Vocês teriam algum material para me indicar a respeito?

Essa é uma boa pergunta que há anos venho fazendo… transformar o Calc em um software de consulta a banco de dados. Receio ser impossível. Mas já adiantaria se eu tivesse uma coisa do tipo =SQL(BANCO, “SELECT FROM…”).

talvez co macros…

O que pode ser feito é

  1. Registre o banco de dados no LibreOffice.
  2. Tecle F4 para abrir o visualizador de BD no Calc. Na lateral tem o Explorador onde seu BD deve estar listada.
  3. Vá abrindo os ramos até uma tabela ou consulta para ver os dados á direita.

Você pode

  • Selecionar o dado desejado e arrastar até a célula que você quer.
  • Arrastar a tabela ou consulta do explorador para dentro de sua planilha,
  • Arrastar uma coluna para dentro da planilha (isto está bugado na versão 4.2)

Todavia, os dados não são vinculados ao seu banco de dados, entram como cópia simples.

Opa, obrigado!

Eu até consegui atualizar os dados que havia colado no Calc, mas os dados presentes no banco me são úteis apenas para fazer os cálculos necessários e não para serem visualizados. Seriam muitas tabelas que fariam uma baita bagunça nas minhas planilhas.

Você experimentou fazer estes cálculos dentro de consultas e, aí sim, trazer os resultados para suas planilhas? É uma estratégia que eu uso, para ter um “relatório” mais trabalhado para um banco de dados profissional que tenho aqui.