Desenvolver em libreoffice

Um notebook Dell i5 de 6gb no win 10… Então, pensei em instalar um Virtualbox para instalar o Ubuntu para dar uns primeiros “pegas” no libreoffice. Nada de programador professional… Um curioso mesmo. Faz sentido? Ouvi o @ohallot falar certa vez que editar no Windows seria algo “bem pesado” na hora da compilação. Alguma orientação para quem vai nesse rumo? Faz tempo que saída da lista do Libreoffice pois meu email foi bloqueado por lá devido aos spamers. Como não quero me desfazer dele optei por me conformar em ficar de fora.

Ola @Beto, se a pretensão e usar Ubuntu para desenvolvimento, aconselho particionar o HD e instalar o Ubuntu, creio que virtual não será instável.

@Gilberto, por enquanto não quero arriscar a garantia.

Bem-vindo @Beto ao mundo do desenvolvimento do LibreOffice. Ninguém tem todos os requisitos pra mexer em tudo, assim, não se acanhe em “meter a cara”. Uma máquina virtual Ubuntu no Windows 10 vai funcionar e é o caminho mais fácil pra começar tanto no Ubuntu quanto no LibreOffice. Depois, a curiosidade vai levá-lo a particionar o disco como disse @Gilberto ou adquirir um PC “parrudão” pra coisa.

Minha experiencia:

  1. Qualquer que seja o laptop, vai demorar (o meu Dell i7 demora também). Estimo para sua primeira compilação umas 12 horas. Depois ele só compila as diferenças e é mais rápido.
  2. Vai demorar por que: a) os discos de laptop são lentos, b) a CPU é controlada por sensor de temperatura e pode vir a aliviar o acelerador (clock) para evitar superaquecimento. Não há nada que se possa fazer nisso sem violar as recomendações do fabricante do laptop.
  3. Tenha no mínimo 3GB de memória e uns 100G de disco para a tarefa. Quando a máquina Ubuntu estiver funcionando, seu Windows 10 só terá o que sobrar da memória, assim não estranhe se tudo ficar lento…
  4. Máquina virtual (especialmente virtualbox) tem um custo em tempo para executar tarefas. Em contrapartida, é muito flexível e fácil de administrar.
  5. Comece por aqui: Development - The Document Foundation Wiki
  6. especialmente aqui: https://wiki.documentfoundation.org/Development/GetInvolved

Depois é correr pro abraço.

Obs: temos uma lista de desenvolvimento em português. Mas o mais eficiente é a lista global e o chat IRC pra falar com a galera (em inglês).

Obrigado Olivier. Sabia que podia contar com suas orientações. Vou meio sem muita pressa, quem sabe consigo… Valeu!