Validação de células com frações

O problema é o seguinte:
Em uma planilha uso validação de células (em D5) para a inserção de valores fracionários, que podem variar de acordo com a opção informada em outra célula (D3). Ou seja, se D3 contiver o valor “1”, as opções de D5 deverão ser 1/6, 1/5 e 1/4. Se o valor de D3 for “2”, então as opções de D5 deverão ser 1/6, 1/3 e 1/2 e para “3” serão 1/8 1/6 1/4 e 1/3. Essas frações serão usadas em outro cálculo.

Usei vínculo indireto para que as opções de D5 sejam buscadas em uma tabela conforme se altere a opção escolhida em D3. Preciso que os valores disponíveis sejam mostrados na lista quando clicado em D5.
O problema é que quando os valores são buscados, aparecem na listagem de validação como valores decimais (para 1/6, aparece “0,166666666666”), e preciso que apareça em frações, tais como dispostas acima.
Então usei a função TEXTO(tab.a20:a22;"? ?/?") para que apareçam neste formato na lista de seleção validada.
Mas então o CALC reconhece os valores informados como texto. Mais precisamente como DATA, de modo que neste ano de 2020, quando é informado 1/6 o valor reconhecido é 43983, por exemplo, já não servindo mais para o cálculo que será feito na sequência, e necessita de uma imbricada fórmula para reconvertê-lo em fração.

Outra alternativa foi usar a função DEF.NÚM.DEC(H15:H21;2), quando a listagem fornecerá valores decimais com duas casas (evitando as inconvenientes periódicas), mas no meu caso esse formato ficará pouco amigável já que o padrão normalmente usado é o fracionário, além de implicar erro no cálculo dada a truncagem.
Alguém pode me ajudar?

@Jedison, a fração é só visual, na célula fica a divisão com 15 casas decimais.

Descrição da imagem

Para ter na Validação o visual correto da fração, defina os valores com concatenação,
por exemplo 1/6 =1&"/"&6

Descrição da imagem

Desta maneira a validação mostra certa as frações

Descrição da imagem

Complemento, opção 2:

Formate desta maneira

Na Validação escolher o divisor

Descrição da imagem

ATENÇÃO especial quando usar em calculo.


ATENÇÂO:: Para dar mais detalhes a sua pergunta, use Descrição da imagem na pergunta ou Descrição da imagem abaixo. Não use Adicionar resposta para comentário. Grato.

Caso a resposta atendeu sua necessidade, por gentileza, click na bolinha Descrição da imagem a esquerda da resposta, para finalizar a pergunta.

Oi Gilberto.

Muito interessante a tua solução de usar 1&"/"&6 , não tanto porque tenha me servido, mas porque de certa forma ela funciona, evidenciando a maneira como o CALC “raciocina”. Pro meu caso ela não serve porque de qualquer maneira eu teria que fazer cálculos adicionais (ainda mais complexos do que na minha solução inicial) pra transformar o valor de 1/6 em algo como 1&"/"&6. Preciso usar o VALOR 1/6 porque sobre frações básicas ainda preciso aplicar, em alguns casos, mais um acréscimo, e como a minha tabela possui uma série de frações, isso deixaria tudo muito mais confuso. De qualquer forma em outros casos a tua formulação pode ser útil (quando não hajam tantos dados e quando os valores puderem ser expressos neste formato.
MAS eu acabei achando uma solução.

Como Terei outro campo em que farei a seleção do conjunto de valores a aplicar (D3), e estando minhas listas de valores respectivamente em B15:B20, C15:C20 e D15:D19 (esses dados só para exemplo. Minha tabela original tem outras opções), fiz o seguinte:

Usei VALIDAÇÃO / INTERVALO DE CÉLULAS, e no campo intervalo coloquei:

TEXTO( ESCOLHER($D$3;B15:B20;C15:C20;D15:D19) ; "# #/#")

Isso funcionou perfeitamente, eliminando uma porção de fórmula adicionais.
Então, o segredo é formatar a saída no próprio formulário de validação, trazendo os valores numéricos direto da célula de origem.

Venho para enriquecer com algumas *observações importantes:

  • A formatação do campo ORIGEM, define como a listagem das opções será mostrada;

  • A formatação da CÉLULA define como o valor ficará aparecendo depois de selecionado

  • O resultado numérico da opção selecionada depende da formatação do campo ORIGEM, mas também depende da formatação da célula. Se esta não estiver formatada, frações poderão ser interpretadas como datas.

Atenção que os formatos “# ?/?” e “? ?/?” (tanto na Célula como no campo ORIGEM) também poderão interpretar frações como se fossem datas. Assim, 3/9 será interpretado como o dia 3/set do ano corrente, cujo resultado numérico será o das datas, de algumas dezenas de milhares. Usar “# #/#”