Link de imagens em pdf com calc

Viva!

Tenho uma tabela no calc com links para uma past. Cada link abre uma imagem. O problema é quando converto em PDF as ligações deixam de funcionar. Funcionam enquanto está no calc mas depois em PDF deixam de dar. O documento está numa pasta e dentro dessa pasta tem outra com as imagens. Obrigado.

Sei que a pergunta é para o Calc mas, eu faria um Ctrl+C e Ctrl+V para o Writer e de lá exportaria para o pdf, inclusive por que salvo engano nele o link relativo pode ser marcado ou desmarcado ao configurar a exportação para pdfs. Sem falar que na minha máquina eu não consigo usar hiperlinks pelo Calc por causa de meu usuário ter um caractere especial.

Ola @davidleal, uma alternativa, em arquivo único no Calc: porem se muitas imagens arquivo vai ficar pesado.

arquivo teste


Sugestão 2: Em Calc tipo Aplicativo. O único acesso é a indicação do Caminho da Pasta das imagens.

arquivo teste 2

Viva Se. Gilberto! Eu conheço essa alternativa mas não é para mim uma opção. Pelo motivo que referiu e porque não faz parte do objetivo deste projeto. Então quer dizer que não tem como resolver o meu problema? O Calc não permite o que pretendo? Obrigado.

Andei pesquisando a internet, porem só encontrei pdf com links para a uma fonte fixa, por exemplo, sites.

Sr. Gilberto o meu objetivo é mesmo aquilo que está no tópico. Parece ser simples, até é fácil fazer isso no Calc o problema é que convertendo para PDF não funciona. O que posso fazer é enviar o arquivo calc e não permitir que seja editado. Mas aqui fica uma sugestão para o senhor apresentar à equipa LibreOffice. É uma coisa que devia dar sem problemas, é só um link a direcionar para uma foto.

Até onde pesquisei, o Calc esta funcionando igual os PDF, se o link for de uma fonte fixa, independente de onde abrir o arquivo, ele funciona. Não consegui material que explique como linkar PDF em arquivos “de Pastas portáteis”, digo sem lugar fixo de busca. Até mesmo o HTML é assim, tem que ter um endereço fixo no site ou externo. SE alguém conhecer colabora ai…faça a divulgação.

@davidleal , fiz os testes aqui no meu pc e deu certo, porém, quando abro o arquivo a partir de outra estação de trabalho ou outro diretório, ele dá problema. Fiz a alteração para colocar as imagens em uma pasta servidor, onde todos tem acesso. Os links funcionaram normalmente.

@Conras agradeço a sua tentativa. De facto o que quero é mesmo que funcione como digo no tópico. É esse o meu objetivo porque é para ser enviado para computadores sem acesso à internet. Isso dos links fixos eu sei bem, e também sei que dava para meter a foto dentro do Calc, mas não é nada disso que quero. É interessante esta questão porque parece algo muito simples mas afinal…

@davidleal , veja sugestão 2 na resposta acima.

O leitor de PDF do Ubuntu é que era o problema. Testei com outro leitor de PDF e está a funcionar correctamente. Obrigado a todos pela ajuda!! :))