Macro que evite guardar documento

Olá

Solicitava a vossa ajuda para saber se existe uma macro capaz de evitar guardar um documento.

Ex.:
Se alguém ao fechar o documento clicar em guardar apareça uma mensagem a dizer:“Feche sem guardar!” e evite guardar o documento.

Ao salvar o arquivo, vá na pasta onde salvou, clique sobre ele com o botão direito do mouse e em Propriedades marque “Somente leitura”. Desta maneira ele não permitira salvar com o mesmo nome. Uso Win10.

Só tem problema com essa solução, é que pretendo editar o ficheiro e que no final quando o fechar ele fique igual!

@msalsinha, disse “é que pretendo editar o ficheiro e que no final quando o fechar ele fique igual!”, se entendi, vais fazer edição (talvez para impressão ?) e fechar o arquivo exatamente como abriu (tipo formulário?) sem a edição. Se for isso, a maneira que informei permite a edição, mas não deixa salvar sobre ele mesmo, somente com outro nome, se quiser, caso contrario descarte o salvamento.

Entendi que você quer usar o documento mas não quer que ele seja sobre gravado. Então você pode transforma-lo num modelo. Abra seu arquivo. Clique em arquivo e escolha salvar como modelo. Depois de salvar abra o modelo e verá que ele abre sem um nome específico e se a pessoa fizer alguma modificação ela pedirá que dê um nome ao arquivo ou então poderá descarta-lo.