Trabalhando com médias de diferente unidades

Olá pessoal!

Comecei hoje a fazer algumas planilhas para organizar o meu negócio, e logo no início tive dúvidas de como fazer o que preciso.

Essa planilha será uma planilha de cadastro de ingrediente usados pelo meu negócio (restaurante).

Nela pretendo cadastrar todos os ingredientes usados nas minhas receitas, para posteriormente, em outra planilha, conseguir calcular o valor final de cada um dos pratos que ofereço.

Na primeira coluna eu tenho o nome de cada ingrediente que compro;

Na segunda coluna tenho a quantidade (nessa coluna as unidades vão variar de acordo com a unidade que tal ingrediente é vendido (unidade, quilo, gramas, ml, etc).

Na terceira coluna tenho o meu custo para comprar esse ingrediente

N quarta coluna, tenho a quantidade de cada ingrediente que uso em cada receita

Na quinta coluna, eu gostaria de ter o custo proporcional de cada ingrediente.

Acho que consegui explicar o meu objetivo, infelizmente eu tenho dúvidas sobre essa questão das unidades de medidas, pois não achei em lugar algum essas opções de kg, ml, g, etc. Além dessas unidades, eu precisaria “implantar”, caso seja possível, uma nova unidade de medida (que chamei de un). Essa unidade serviria para coisas mais difíceis de especificar, como “brócolis”, etc.

No fim das contas, eu gostaria que, após cadastrar o nome do produto, a quantidade (e consequentemente a unidade de medida de cada um) e o custo, quando eu colocasse a “QUANTIDADE USADA”, ela me retornasse o valor proporcional.

Gostaria de saber também se existe uma forma do calc “entender” essas unidades. Exemplo:

O ideal seria que, se eu cadastrar a farinha com a quantidade 1 kg a um custo de R$ 4,00, e quiser o “CUSTO PROPORCIONAL” correspondente a 20g, que não fosse necessário digitar “0,02kg”, e sim “20g”.

Sei que a explicação ficou meio bagunçada / confusa, mas agradeço desde já a todos que tiverem a paciência de ler e ajudar!

Caro @leandroguimaraes, de uma olhada na solução e sugestão de automatização. Caso queira mais ajuda só entrar em contado.

Segue revisão 2 do arquivo, para funcionar corretamente siga a orientação da aba [ Observações ].

Segue revisão 3 do arquivo, para funcionar corretamente siga a orientação da aba [ Observações ].

Só por curiosidade, uma estimativa de quantas receitas/produtos pode ter ?


Segue revisão 4 do arquivo, para funcionar corretamente siga a orientação da aba [ Observações ].

Ao seu dispor, fique a vontade para sanar dúvidas, pode ser direto: gilberto@schiavinatto.com


Caso a resposta te serviu, por gentileza, click na bolinha Descrição da imagem a esquerda da resposta, para finalizar a pergunta.

Olá Gilberto!

Os produtos cadastrados a princípio são aproximadamente 60.
As receitas são aproximadamente 12.

Na planilha anterior, vi que para o cadastro dos produtos só estava funcionando até a linha 50. Dai um fuçada bem dada e consegui alterar para que o cadastro englobe até a linha 200.

Vou dar uma olhada na nova versão e, caso precise alterar algo, vou tentar fuçar e resolver eu mesmo =D

Desde já agradeço pela grande ajuda, Gilberto!

Olá @Gilberto Schiavinatto

Achei muito interessante esse novo formato que você propôs.

Algumas alterações que, se possível, ficariam perfeitas, são:

1 - Em todas as planilhas de produtos, seria interessante poder especificar a unidade de meidida (kg, g, l, ml, un, etc). No arquivo atual a unidade está fixa.

2 - Em todas as planilhas, seria interessante que a listagem dos ingredientes fosse sempre organizada por ordem alfabética.

3 - Seria bom que houvesse também uma coluna específica para os custos com embalagem de cada produto, pois cada produto requer um (ou mais de um) tipo de embalagem específica, que possuem preços diferentes. Exemplo: A empada possui a embalagem própria para a empada e recebe mais um adesivo, portanto ela usaria dois itens de embalagem e esses valores seriam somados para dar o custo da embalagem por unidade. Assim teríamos uma célula com os custos com os insumos e outra célula com os custos com embalagem. No caso do brownie, ele recebe uma embalagem específica para o brownie, mais um adesivo específico, etc.

4 -Na planilha “Custos”, seria interessante que o cadastro de itens de embalagem fossem separados dos outros insumos, ou que houvesse uma planilha específica para cadastrar os itens de embalagem.

5 - Em algumas receitas o rendimento é mais que uma unidade. Seria interessante que houvesse um campo para especificar quantas porções cada receita rende, para assim ter o valor por unidade correto. Exemplo: O brownie e a empada rendem mais de uma porção por receita, já os marmitex congelados rendem apenas uma porção cada.

6 - Por fim, para que a planilha ficasse perfeita, seria interessante evitar que produtos repetidos fossem cadastrados.

desde já agradeço!

Acho que consegui resolver tudo, Gilberto. No caso da quantidade, criei uma nova coluna para receber os valores de quantidade e adicionei na frente da fórmula o *[posição da célula na coluna quantidade], ficando assim, por exemplo:

=SE(B5="";"";SE(C5=“un”;D5/B5;D5/CONVERTER_ADD(B5;C5;F5)))*E5

Está correto?

Já no item 2, pelos testes que andei fazendo está tudo funcionando também.

Vide revisão do arquivo…

Olá @Gilberto Schiavinatto,

alterei a minha resposta anterior para poder enviar os comentários!

Ok revejo a noite, durante o dia não tenho condições…

Vide revisão do arquivo…