Criar Executável - BASE

Olá,

Gostaria de saber como crio um executável do após ter um banco de dados criado no BASE.

Isto para impedir que outros usuários tenham acesso ao banco de dados já que mais de um apessoa irá utilizar.
Seria algo semelhante ao Access

Olá,

O LibO Base não possui esse tipo de recurso. Na verdade, os seus arquivos gerados com HSQLDB incorporado não suportam mais que um usuário por vez.

Porém, para ter soluções multiusuários
é preciso utilizar outras estratégias,
como a explicada aqui nesta resposta pelo Olivier.


Nessa linha, você pode seguir o tutorial “Como usar os dados de um arquivo.odb em modo multiusuário” publicado na página 41 da Revista LibreOffice Edição 15.


Atte,
Grafeno

Infelizmente O LibreOffice ainda não tem o recurso que o MSAccess tinha de criar um arquivo “.mde” ( executável ) a partir de um .mdb, porém tem sim como ter um banco multiusuário.

O Segredo é ao invés de vc fazer o formulário e as tabelas somente no LibreOffice Base usando o HLSQL que é “nativo”, “local”, vc usa um SERVIÇO DE BANCOS DE DADOS rodando online num servidor tipo o MYSQL, POSTGREE, MARIADB, ORACLE todos esses são SGBDS nos quais vc pode criar as tabelas e elas ficarem disponíveis na rede para acessar de qualquer estação de trabalho, e a parte de “Front End” ( formulários, consultas e relatórios, enfim a interface com o usuário ) vc fazer no LibreOffice Base.

Quem usa LibreOffice, normalmente quer gasto mínimo com software proprietário, deste modo usar o MYSQL que é livre como serviço de Banco de dados pra guardar tabelas e o LibreOffice Base como front end, é uma solução muito viável.

Como Front End vc pode disponibilizar o arquivo “.odb” do LibreOffice Base na Rede ( samba se o servidor for linux ou Active directory na Microsoft ou Novell ) e cada usuário criar um “atalho” ou até mesmo fazer uma cópia para sua própria estação de trabalho, deste modo a aplicação se torna multiusuário.