Abrir XLSX no Libre Office

Bem, estou com um problema aqui na empresa, a gente esta implantando o libre office para cortar custos, porém quando os clientes mandam planilhas do excel muitos usuários não conseguem abrir, temos programas que exportam alguns relatórios e os mesmos também não abrem, porém se eu exportar em XLS abre normal, porém se for exportado xlsx não abre de jeito nenhum.

Solicite aos clientes enviarem arquivos em formatos livres não proprietários ou no máximo em xls. Infelizmente a MS parece não ter interesse em ser 100% compatível com a TDF.

Complementando… utilizar o LibreOffice como “excel de graça” e querer que ele resolva sem custo sua dependência umbilical com o formato fechado e proprietário da Microsoft (vendor lock-in), então, simplifique sua vida e mande comprar excel pra todo$$$$. O LibreOffice é para aqueles que podem usar outros formatos de arquivos e em particular o ODF que é livre e acessível por muitos softwares. Os que não podem devem continuar pagando o pedágio Microsoft para abrir seus documentos.

Meu comentário acima tem forte tinta de sarcasmo. Mas seu problema é insistentemente recorrente.

O desenvolvimento do LibreOffice para abrir XLS é muito mais estável e robusto do que o XLSX, até por uma questão de antiguidade.

Infelizmente a Microsoft não dá mais suporte ao XLS, passando a promover o XLSX. O desenvolvimento dos filtros de XLSX pela comunidade do LibreOffice ainda tem desafios, portanto, é natural que hajam incompatibilidades.

O formato ODF (Open Document Format) é um padrão da ISO (ISO 26300) e uma norma brasileira (NBR 26300) e é o formato nativo do LibreOffice.

Procure converter sua empresa para que use o formato ODF. Os problemas de compatibilidade de arquivos desaparecerão e o LibreOffice funcionará com todo seu poder.