Alteração de função da tecla Ç (cedilha) no Writer

Olá.
Estou usando o LibreOffice 24 no Linux Mint 22 Cinnamon e topei algumas vezes com o que estava parecendo um bug no Writer, mas agora não tenho certeza: depois de algumas horas trabalhando num arquivo de texto, a certa altura a tecla Ç parava de funcionar. Em outros programas ela continuava funcionando normalmente, e até em outros arquivos do Writer, mas no arquivo específico em que eu estava trabalhando ela não fazia nada. A tecla só voltava ao normal quando eu fechava o arquivo e abria de novo.
Achei que fosse um bug aleatório da versão do LO e não dei bola, mas hoje aconteceu diferente: em vez de a tecla parecer morta, ela começou a apagar palavras inteiras (como se eu estivesse usando Ctrl + Backspace).
De novo testei em outros programas e em arquivos diferentes do Writer, e de novo ela funcionou normalmente neles. E de novo fechei e reabri o arquivo, e a tecla voltou ao normal.
Não sei ainda se é um bug aleatório ou se estou reconfigurando essa tecla sem querer nesse arquivo específico. Alguém conseguiria me esclarecer o que pode ser?

1 Like

O arquivo foi criado no LibreOffice e salvo em odt?

1 Like

Não, foi criado no Word do pacote Office, em outro computador com Windows. E está salvo como docx.
[Edit]
Só para esclarecer: eu mesmo criei o arquivo, no meu PC anterior. Aí troquei para um Linux recentemente. Transferi os arquivos de trabalho para o novo e tenho mexido só com ele. Já criei outros arquivos longos de texto no Linux, mas não lembro se ocorreu o mesmo problema. Sempre uso docx porque meus clientes usam Microsoft.

Sugestão, trabalhe no LibO, sempre no arquivo padrão (odt), quando necessário docx, salve em docx para envio, MAS mantenha o original em odt, para futuras alterações.

3 Likes

Voltando aqui ao tópico para complementar: ainda não descobri por que esse bug está acontecendo, mas observei uma correlação curiosa.
Um dia escrevi uma palavra com ç que, para variar, saiu sem a letra, mas antes de perceber isso eu acrescentei um comentário no arquivo. Quando fui reescrever a palavra, de novo apertando a tecla Ç teimosamente, dessa vez a letra apareceu. Estranhei e passei a prestar mais atenção, e constatei o seguinte: sempre que acontece de o LibreOffice não inserir a letra ç, basta eu inserir um comentário que a tecla volta a funcionar. O comentário pode estar vazio, pode ser excluído imediatamente, não faz diferença para o arquivo.
Não sei se a correlação do bug é com o recurso de comentário ou com o atalho que eu uso para inseri-lo (ctrl alt M), mas que las hay, las hay.
Ideias?

1 Like

Angorial, queria apenas dizer que tive uma problema semelhante ao teu, ainda hoje. Só que eu estava utilizando o Libre Calc. Também estou no Mint 22 Cinnamon com o correspondente LibreOffice mais atualizado.

No meu caso, estava tão louco o bug, que o Ç funcionava como Ctrl + Backspace. Ou seja, a cada vez que eu pressionava Ç, ele deletava a palavra anterior inteira. Alternativamente, se eu pressionava algum acento, ele ou lançava o Ç com aquele acento (estou com input method Ibus) ou o acento justaposto ao Cedilha posterior. Estranho né? Mas fiquei mexendo mexendo até que parou a loucura.