Alto consumo de memoria esporadicamente

Estava usando uma versão anterior do LibreOffice Writer e esporadicamente experimentava um pico no consumo de memoria do aplicativo ao ponto de quase travar toda a maquina.
Atulizei para a versão 4.0.0.3 na tentativa de solucionar o problema, porém, não obtive sucesso. Persebi que geralmente ocorre de forma aleatória quando seleciono algo (texto, imagem, etc) e copio. Antes mesmo de tentar colar a maquina quase paraliza e com muito custo consigo abrir o gerenciador de tarefas e verfico que o aplicativo esta consumindo de 900MB a 1.4GB de memoria, causando paginação e consequente lentidão generalizada.
Estou rodando o software em uma maquina com Windows 8.
Agradeço qualquer dica que possam me dar.

Estou usando um notebook com 2 GB de RAM Processador Intel T3200 2.16 Ghz instalei o Windows 8 usando arquitetura 64bits e Java 7 At.13 (build 1.7.0_13-b20) 32bits.
Passei a usar o Writer a pouco tempo e tenho usado pouco, mas o problema já ocorreu duas vezes. Na primeira vez pensei se tratar de um problema pontual, só na segunda me preocupei, por isto ainda não tenho muitos dados. Não consegui estabelecer um padrão, mas tive a impressão que nos dois casos ocorreu após selecionar algo e pressionar ctrl+c ou ctrl+x, não estou certo. Não sei se faz diferença, mas da ultima vez havia copiado um endereço de internet, (formatado como texto e não como link). Recortei o texto e iria colá-lo algumas linhas abaixo quando o problema ocorreu. Ainda não consegui recriar uma situação onde o problema ocorra. Acontece aleatoriamente. Posto mais detalhes se tiver.
Obrigado

Oi Edu2r, tudo bem?

Qual a arquitetura da sua máquina? 32 ou 64 bits?

Qual a versão do seu Java?

Quantos GB de RAM você tem disponíveis no seu computador?

Qual é a ação que você faz que dispara o aumento de memória (se voce souber)?