Assinatura digital ICP Brasil

Olá,
Estou com uma planilha que está utilizando macro criado por mim, e essa planinha vou está distribuindo para outras pessoas utilizarem, porém com configuração padrão do libre ele desativa os macros que não esteja assinados. Eu tenho a assinatura ICP Brasil, token A3, e não consigo assinar, ela não pede o PIN do token, e fica voltando para a mesma janela de Selecionar o certificado. No caso não consigo assinar no calc, no writer, em nenhum aplicavo do libre, mas consigo pelo Office 365 normalmente com o token, qual serio o problema com o LibreOffice ? Como eu poderia esta assinando digitalmente o macro para que ele não seja desativado quando qualquer pessoa abre o .ods ?

O LibreOffice acessa os certificados definidos nas aplicações Mozilla (firefox ou thunderbird). Comigo só funcionou com o Firefox e Thunderbird em Linux. As ações a tomar são: registrar o driver do seu cartão/token e o certificado de autoridade da raiz ICP. No firefox, por exemplo, busque a opção de gerenciar os periféricos de segurança (Manage security services). Carregue o driver (Load) e habiite o FIPS. Pode ser que seja pedido o Log in, que é onde vc vai inserir o PIN. Pressione oK. Verifique se o certificado foi carregado adequadamente.

Inicie o LibreOffice, selecione a opção Ferramentas (ou localize a opção Libreoffice/Security). Será aberto uma janela onde se encontra a opção “Certificate Path”. Aparecerá a opção do thunderbird, firefox, mozilla e um botão de caminho NSS . Selecione o diretório da aplicação Mozilla onde foi instalado o driver com FIPS habilitado. No Windows o certificado deve ser inserido no sistema. Normalmente, o token vem com um CD ou com uma URL para abaixar o driver e o instalador. Acredito que vc já fez isso pois o certificado funciona no MS Office.

Consegui configurar o ICP no Firefox, mas não da pra ativa o FIPS, que vc falou.
E no libreoffice não achei essa opção que falou.

Questionei a IA disponível no firefox com o tema: “como assinar uma macro libre-office com o certificado digital no windows 10”. O procedimento é diferente daquele que o do Linux. Segue cópia das intruções:

1. Salve o arquivo no formato correto. Isto é importante! Só funciona se salvar o arquivo.
  2. Acesse o menu de Assinatura de Macros
    2.1. Certifique-se de que o seu Token USB ou Cartão A3 está conectado e aceso no computador.
    2.2. Vá em Macros e clique em Assinatura digital… e clique em [OK]. Aqui, no windows 10 sob virtual box, apareceram os certificados instalados do tipo A1. Não tenho A3.
    2.3 O gerenciador do seu token irá solicitar a sua senha PIN (senha numérica). Digite-a e confirme. No meu caso, por ser A1, não apareceu a opção.

Funcionou?

1 Like