Autocorreção mais eficiente

Olá, sou um recém chegado no mundo Linux. Embora já tenha experimentado por algumas semanas e retornado ao Windows, dessa vez é para ficar.

Uma coisa que estranhei e que infelizmente me fez sentir falta do Word foi a autocorreção. Palavras simples como: econômico, indústria, química, história e outras o LibreOffice “deixou passar” sem a devida acentuação. Vi que há a possibilidade para ir adicionando palavras ao dicionário, essas que exemplifiquei já adicionei. No entanto, temos que admitir que é uma tarefa um tanto complicada, afinal, não temos um dicionário em nossas cabeças e nunca sabemos quando vamos utilizar determinada palavra.

Dessa maneira, gostaria de perguntar a vocês o que eu poderia fazer ou instalar para melhorar minha experiência com o LibreOffice.

Aguardo ansiosamente.

Kaio

Na última versão instalada minha(Versão: 4.2.5.2), bastou ir em Ferramentas, Opções, configurações de idioma, recursos de redação e marcar a opção “verificar ortografia ao digitar”.Ok. Bom uso!

Bhá, agora que vi, realmente ele assinala, mas não dá sugestão correta, até parece que não tem dicionário. Mas é o que acontece com as últimas versões, sempre tem coisa para arrumar, creio que tem que buscar uma mais estável, como a 4.1.6.

Procure instalar o Vero do nosso portal

http://pt-br.libreoffice.org/projetos/projeto-vero-verificador-ortografico/#baixarvero

E instale como uma extensão dentro de seu usuário (Ferramentas - Gerenciador de Extensões - Adicionar)

Acontece que o VERO e o GRAMATICAL não estão empacotados pelo pessoal do Debian e estão faltando tanto no Debian quanto nos seus derivados (Ubunu, etc… Mas os pacotes debian da TDF tem o VERO sim, portanto é meio caminho andado)

Se tiver um debiano lendo essa resposta, faria um favor ao Debian resolver isso

No meu caso não adiantou nada. instalar o Vero… será um bug? Instalei a última versão, ficou estranho, então de acordo com o site, desinstalei e instalei a versão 3.0 de novamente instalei a Versão 3.2. Pareceu ter ficado tudo certo, mas na prática não sugere nada, não corrige nada.

Olá Beto: o VERO identifica as palavras erradas? (a autoverificação ortográfica está ativada?)

Oi Olivier, o engraçado é que se começo um documento do zero, as palavras ficou todas marcadas em vermelho com a correção automática, mas não sugere nada, nem com o Vero depois. Logicamente estou no Win7 e não reinicializei a máquina. Agora pouco recebi um texto doc e ele corrige tudo direitinho e sugerindo palavras. Corrige inclusive até essas palavras que o colega da pergunta colocou… não faço ideia do que é isto.

hm… No Windows um documento zerado herda o pt-BR do sistema. Seu PC é com Windows americano? Verifique nas Ferramentas - Opções - Configurações de idioma se tudo está em pt-BR e se o VERO está ativado.

Veja só, estava assim Padrão Português (Brasil), mudei só para ver para Português (Brasil), Sei lá né? Então ele só sugeriu alguma coisa para a palavra história. O doc que abri antes estava em portugues, portugal e corrigia legal. Sabe sugeria bem como económico para econômico… Acho, só acho que o problema é no dicionário Português Brasil. Em tempo, meu Win é PT - Brasil