Caixas de seleção e repetição de texto

Boa tarde, pessoal!

Sou novo no LibreOffice e estou precisando de uma ajuda do pessoal mais experiente.
Tenho o seguinte texto no Writer:

Competição: Copa do Mundo
Jogo: Brasil vs Argentina
Data/Horário: 01/01/23 – 16:45
Estádio: Maracanã

e etc.

Essa é apenas uma parte do arquivo, ele é bem longo.
A dúvida é que eu uso esse arquivo várias e várias vezes ao dia, sempre alterando o conteúdo após os dois pontos. E o conteúdo antes dos dois pontos, nunca é alterado.

Visando ganhar produtividade, gostaria de saber de que forma posso ‘travar’ a edição de todo documento e permitir que seja editado apenas o conteúdo que eu mudo toda vez.

Na suite anterior que eu usava, fazia isso em forma de ‘caixas de formulário’ uma vez que eu ia apertando a tecla TAB o cursor pulava de caixa para caixa apenas na parte editável, fazendo-me ganhar muito tempo.

Andei pesquisando na internet, mas não encontrei solução. Talvez esteja procurando pelos termos errados.

É possível fazer isso?
Obrigado desde já.

Consegue apresentar um arquivo exemplo e sua versão do Libreoffice?

Para versão, vá em:
Ajuda > Sobre…

Copie e cole aqui, ou tire um print e anexe a imagem.

O arquivo exemplo facilita na resposta para solução do problema.

As quatros linhas antes dos dois pontos, já estão digitados ?

Pode ser no Calc, se SIM exemplo abaixo.

hugonyland.ods (12.1 KB)

Se for o que estou pensando, vai em Exibir → Controle de Formulários e depois insira os campos que atendam às suas necessidades.
Segue exemplo:
formulario-texto.odt (14.9 KB)

–EDIT– Fiz um pequeno ajuste no arquivo para melhor funcionamento

Tendo em vista as respostas dos colegas acima, segue uma possível solução no Writer, no LibreOffice versão 7.3.

EditarCampos_Ask.odt (15,5,KB)

Instruções
Após os dois pontos (:), vá em:
Inserir > Campo > Outros Campos ( Atalho - Ctrl+F2 )

Abrirá a seguinte janela, com algumas abas (Menus):

Selecione:

• Para texto em geral - aba Funções > Campo de Entrada > Preencha uma referência > Inserir > Texto

Obs.: Se tiver dificuldade de entender, basta clicar no botão Ajuda, nas janelas que aparecem.

Você também pode criar suas próprias variáveis, definir listas, etc.

Para editá-los, você possui duas opções:

1. Um duplo clique com o mouse sobre o campo; ou
  2. Na barra de Menu > Preencher > PreencherCampos (imagem abaixo do arquivo exemplo)

Abrirá uma janela na qual você pode ir fazendo as alterações que desejar:

Obrigado pela resposta!

Era mais ou menos isso que eu estava buscando mesmo.
Apenas mais uma dúvida. Sabe se é possível repetir determinado campo?
Por ex:

Competição: (Copa do Mundo)
Jogo: (Brasil) vs (Argentina)
Data/Horário: 01/01/23 – 16:45
Estádio: Maracanã

No dia 01 de janeiro de 2023, irá ocorrer o jogo entre [copiar o conteúdo da ‘caixa’ do primeiro time] e [conteúdo da ‘caixa’ do segundo time].

De modo que eu preenchendo na segunda linha o ‘Brasil’ e ‘Argentina’ o próprio writer cole nos demais lugares que eu pré-definir?

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Ola @hugonyland , em Calc e muito mais fácil.

Esta montando uma Tabela de Jogos, no escritório Aberto, tem exemplos: Escritório Aberto - The Document Foundation Wiki

Sim, é possível. Contudo, demanda um pouco mais de trabalho e conhecimento, pois você deve criar campos referenciados.
.
Ou seja, digita em um local, e já aparece no outro. Exatamente o que deseja.
.
Nesse caso, aconselho a seguir a sugestão do @schiavinatto , pois no calc você basicamente tem os campos prontos para serem digitados.
.
Seu trabalho vai ser preencher esses campos no calc, e gerar eles no arquivo do writer, por meio de mala direta.
.
Dessa forma, é mais fácil, e consequentemente, bem menos trabalhosa.
.
Dá uma olhada no site indicado acima.

.
Talvez te atenda melhor. E, sendo o caso, não esqueça de marcar a caixa :white_check_mark: de Solução, a fim de ajudar outros usuários.

Ola @hugonyland , @FelipeAle, se a intenção no final for impressão ou salvar em PDF, não é necessário envolver o Writer. Faz direto do Calc.

1 Like