Calc lento para navegar na planilha

Bom dia pessoal!

Estou com a versão 7.6.4 (x64) mas também tentei utilizar a 7.5.9 e ambas apresentam o mesmo problema. Tenho um máquina relativamente boa (Intel i7 11800h, 32GB ram, RTX3060 e 130GB de espaço livre em disco) e quando abro um arquivo XLSX contendo 20 planilhas, a utilização fica quase impraticável, pois a rolagem fica lenta e mesmo quando pressiono ENTER ou TAB para mover o cursor para uma nova célula também apresenta lentidão.

Como teste desinstalei o LibreOffice e instalei o Apache OpenOffice, que funcionou muito bem, sem lentidão ou engasgos, o problema é que somente o LibreOffice dá suporte a salvar os arquivos no formato XLSX, então reinstalei o LibreOffice mas mesmo assim o problema persiste.

Alguém teria alguma sugestão para deixar aumentar o desempenho do LibreOffice?

Sugestão, trabalhe com arquivos nativos do LibreOffice (ods), quando necessário, SALVE CÓPIA em XLSX.

Fiz conforme sugeriu, contudo não deu certo, pois a lentidão persiste. Não sei se isso deve-se ao fato deste arquivo que estou trabalhando em conjunto com outras 4 pessoas, possuir vínculos com outros arquivos XLSX. O grande problema é que os outros 4 usuários utilizam Excel. Somente eu estou utilizando o LibreOffice.

Para tentar alguma sugestão melhor, somente vendo o arquivo, e como são feitos os vínculos.

Gostaria de poder compartilhar o arquivo, porém ele contêm dados sensíveis, então não posso postar aqui. De qualquer forma, fico grato por tentar me ajudar com esta questão de desempenho.