Código de Barras Com Digito Verificador

Bom dia a todos!

Estou tentando criar código de barras para leitura do “patrimônio” de um bem móvel. Eu tenho em torno de 1500 bens, então minha idéia é criar um código de barras pra fazer a leitura do número do patrimônio através de um leitor ótico.

Baixei as principais fontes (EAN-13, barcode, code39) e em uma coluna formatei a célula com ela. Porém ao imprimir a folha com o código de barras, meu leitor não consegue ler o código de barras gerado. Estive pesquisando e pelo que entendi o Excel não gera o código verificador, então o leitor não consegue lê-lo.

Alguém sabe se é possível fazer o código de barras com o código verificador? Poderia ser via programação.

Eu fiz uma planilha com um exemplo, dos códigos de barras que gerei (formatado para a fonte COD39), porém ao imprimir, o leitor não consegue lê-lo.

Desde já agradeço a ajuda,

Silmar

Segue o arquivo
LISTA PARA ETIQUETA COM CODIGO BARRAS.ots (13.0 KB)

De ma olhada aqui:

Caso for mandar arquivo para terceiros, não esqueça de anexar as fontes no arquivo.
Vá em Arquivo / Propriedades em Fontes Incorporar…

Sobre o leitor não ler, deve ser impressão ruim, pois o leitor lê as barras independe se tem digito verificador.

1 Like

Obrigado, Gilberto! Não é a impressão, pois é a laser. Estou conversando com outras pessoas e realmente tem essa questão do digito verificador. Vou testar a ideia do amigo Leroy pra ver se funciona.

Não há necessidade de caractere de verificação, mas você precisa de um asterisco como caractere inicial e outro como caractere final. Então D2 deve dizer ="*"&B2&"*".

A fórmula original diz =B2:B16; enquanto :B16 não atrapalha, não é preciso aqui.
Pode ser óbvio, mas a qualidade do papel e da impressão é importante; mas o leitor (se for celular) deve estar habilitado para ler o código 3 de 9.

1 Like

Obrigado amigo, vou testar sua sugestão. Darei um feedback. Muito obrigado.

1 Like