Como bloquear tabelas

Boa tarde,

Estou tentando criar um formulário e não estou a conseguir bloquear as colunas/linhas de tabela.

O que está a acontecer é isto:
Descrição da imagem

E queria que o texto fosse ocultado, caso a largura fosse superior:
Descrição da imagem

Alguém pode ajudar-me?

EDIT:

De forma a mostrar melhor a minha questão, fiz o upload do ficheiro de exemplo.

Na tabela 1 é possível ver os “fff” a aumentarem as linhas,

Na tabela 2 é a formatação que gostaria de obter, não sei como foi feito e gostaria de saber os passos para a conseguir.

Muito obrigado a todos os que estão a tentar ajudar-me neste assunto.ficheiro de exemplo

Oi @bidoof, comparando as duas tabelas, a primeira é uma linha com tabela incluída, a segunda é uma tabela, você pode copiar uma linha e colar onde quiser e fazer a formatação.

Veja a arquivo alterado.

Se seu formulário final vai ser em PDF, de uma olhada aqui:

http://www.schiavinatto.com/mundolibre/criando-formulario-pdf-preenchivel_lm10.html

Poderia colocar objeto de formulários.
Vai em exibir, no menu, e selecione barra de ferramentas no item controles de formulários. Então irá aparecer uma janela com alguns ícones.
Escolha “caixa de texto” arraste com o mouse dentro de uma célula da tabela dando o tamanho necessário e depois, clique com o botão direito em cima, escolha “controle” e no campo tamanho máximo do texto" coloque a quantidade de caracteres.
Descrição da imagem

Depois é só esconder as linhas das tabelas…
E clicar naquela mãozinha com o “ok” faz entrar no modo de edição do objeto e com outro clique fica no modo escrita no Writer.

Pela ordem primeiro clica e escolhe o objeto campo.

Descrição da imagem

Clicando em cima com o botão esquerdo e depois arrasta o mouse segurando no botão esquerdo novamente e deixando no tamanho que quer. Só depois clica com o botão direito em cima e escolhe “controle”…

Usando a função esquerda()

O exemplo está em Writer (era uma explicação que fiz no telegram), mas se aplica igualmente ao Calc.

Infelizmente já tinha feito dessa maneira antes, mas como estes formulários integram com um software especifico, não é compatível com objectos de formulários :frowning:

Bom um jeito, se fosse só por apresentação, seria usar duas planilhas, uma com o conteúdo real e a outra para apresentar os dados, então você poderiaa usar a função esquerda. Vou incluir uma figura na resposta acima.

Ola @bidoof, seja Bem Vindo ao Clube.

Uma alternativa seria fazer a tabela no Calc, formatar , em Propriedades desmarque [] Disposição automática do texto, e copiar e colar no Writer.

Descrição da imagem

A Tabela colada no Writer…

Descrição da imagem

Clicando duplo sobre ela, fica em modo de edição.

Descrição da imagem

Muito obrigado pela resposta. Porém a solução não será a mais pratica para aquilo que tenho em mãos, sendo que teria que refazer imensos formulários que já foram criados.