Como criar lista numerada com palavras femininas (p.ex. primeirA, segundA, etc)?

Estou tentando criar um campo de lista numerada para incluir no texto, porém com palavras femininas (primeirA, segundA, terceirA, etc), pois a pré-definida é masculina (primeirO, segundO, terceirO, etc).
Tem como fazer de dentro do Writer? Se não, qual arquivo de configuração/inicialização deve ser alterado?
P.S.: Já virei o Google e, a menos que tenha usado os termos errados de pesquisa, não achei nada que indique caminho de solução. Sempre volto às sequuências pre-definidas e fixas.

Estou sem tempo para verificar se funciona. Isso é pelos campos.

https://books.libreoffice.org/en/WG252/WG2517-Fields.html

Procure por
Definindo suas próprias sequências de numeração

Aqui uma apanhado melhor

" Para criar campos de lista dinâmicos e sequenciais com palavras femininas personalizadas (por exemplo, “primeira”, “segunda”, “terceira” em português), você deve usar um campo de Intervalo Numérico personalizado.

Uma vez definidos, esses campos serão atualizados automaticamente em sequência, mesmo se você adicionar ou remover itens posteriormente.

Veja exatamente como configurá-los:

Abra o menu Campos: Pressione Ctrl + F2 (ou vá para Inserir > Campo > Mais Campos) para abrir a caixa de diálogo Campos.

Selecione o Tipo de Variável:

Clique na guia Variáveis ​​e selecione Intervalo Numérico na lista Tipo. Crie sua Lista de Palavras Personalizada:

No campo Nome, digite um nome para sua lista (por exemplo, ListaFeminina). Na lista Formato, selecione Árabe (1 2 3). Clique em Inserir. Isso adicionará o número 1 ao seu documento e fixará a variável FeminineList na memória do documento.

Adicione palavras ao redor dos números:

Para adicionar palavras personalizadas, deixe a caixa de diálogo Campos aberta. Selecione FeminineList na caixa Seleção. No campo Antes, digite a palavra feminina desejada (por exemplo, primeir ou 1ª). No campo Depois, digite o sufixo feminino (por exemplo, ª ou a).

Clique em Inserir para colocar o próximo item na sequência.

Dica:

Se você estiver se referindo a esses números em outro lugar do texto (como referências cruzadas), use a ferramenta de campo Referências. Se precisar atualizar a sequência de numeração após a edição, basta pressionar F9 para atualizar todos os campos do documento. Para obter instruções passo a passo completas sobre como configurar variáveis ​​personalizadas avançadas, consulte o Guia de Campos oficial do LibreOffice."

Grato pelo retorno, mas infelizmente esta solução não se aplica à pergunta em questão.
No documento indicado, a sequencia de comandos e ações realmente cria uma lista com um nome que eu tenha escolhido, porém, não me apresenta opção para as necessárias definições.

Esqueci de informar antes, mas estou usando a versão 26.2.2.2 (X86_64). Não que isto deva mudar algo de versões anteriores, pois não encontrei mudanças na parte de listas.

De volta ao problema, uma coisa é incluir “primeira” e “segunda”. Outra é “vigésima primeira”, “décima quinta”, etc. “Vigésimo primeiro” e “décimo quinto” são “automágicos”, pois já tem lista pré-definida. Mas é masculina. Preciso de lista feminina.

Sendo assim, sigo na procura.
Em todos os casos, agradeço o suporte.

1 Like