Como criar um grupo de células que permita uma opção de escolha

Votações.xlsx (210.6 KB)

Não sei se o LibreOffice Calc permite seleccionar uma célula específica num grupo de células e, nesse grupo de células tornar uma padrão. É difícil de explicar mas fácil de perceber para que sabe. No anexo, explico tudo.
Não pretendo que resolvam o meu problema, mas agradeço que me digam onde ou como posso aprender a resolvê-lo. Aprendo fácilmente se o mestre for bom. Obrigado.

Botão de opção em Formulários.
https://help.libreoffice.org/latest/pt-BR/text/shared/02/01170000.html?DbPAR=SHARED#bm_id3154142

1 Like

Ola @Quaresma, segue sugestão, com macro, tentei inicialmente com Opções de Formulário ( como mencionado por @LeroyG, mas não tive êxito.

Atenção manter arquivo em .ods, se salvar em Excel perde as macros.

Votações_GS.ods (246,2,KB)

2 Likes

Pode inserir os xs com uma validação de dados lista suspensa. Coloque um espaço " " e o x “x” (sem as aspas). Isso otimiza a coisa mais um pouco ainda.

1 Like

Caro Senhor Gilberto S.
A sua sugestão responde cabalmente às minhas necessidades. Muito obrigado! Você poupou-me horas de estudo, dezenas de tentativas e dezenas de erros. Mas, ainda assim; embora plenamente satisfeito com a sua solução, o meu perfeccionismo delirante pergunta-lhe: Haverá maneira de colocar o “x” na célula pretendida quando, sobre ela, se clica o botão esquerdo do rato? Isto é: Todos os votos seriam registados só com o rato, apenas se tocando na tecla “Enter”, no final, quando tudo estivesse registado?
Um abraço transAtlântico!

Ola @Quaresma, segue nova versão, com clique duplo é inserido “x”, coloquei proteção na planilha (3 espaços), para evitar colocação do “x” em qualquer local, só livre para digitação a área B4:K6.

Votações_GS3.ods (245,6,KB)

Qual seu domicilio, e sou do Brasil, Estado de São Paulo.

Opps! Algo correu mal!
Caríssimo,
Quando abri a planilha, a votação não apresentava os votos dos Partidos na sua forma padrão, todos em baixo. Estavam dispersos e eu tive de carregar no botão “Limpar”. Aí estoirou!
Apenas fiz isso, carreguei em “Limpar”. Devia ter feito outra coisa? Para começar o “jogo” os votos têm de estar todos “A Favor”.
Meu domicílio? Ah. Você chegou cá rapidinho, bom, ainda deu uma volta pelo Rio de Janeiro e Fortaleza e percorreu todo o fundo do Atlântico até Sines e Lisboa… coisa pouca, mas demorou menos de um segundo. :grinning: :smiley: Abraço.

@Quaresma, na abertura do arquivo, mostrou este box:

vvv

Clique em Ativar macros

E em Ferramentas / Opções / LibreOffice / Segurança
Clique em Segurança de macros e selecione Média, OK, OK

1 Like

Lamento, mas não. A caixa para activar as macros não apareceu… aliás, se apareceu a caixa de erro é porque as macros estavam activadas e o LO, ao correr a macro, encontrou um erro de execução. Parece-me assim, mas quem sou eu?

Qual a sua versão do livre office?

Usei a 25.8.2.2 até 15/11/2025, dia em que fiz o upgrade para a 25.8.3.2. Depois ficou instável mas já não pude voltar à versão anterior porque só me era dada a possibilidade de fazer o downgrade para a 25.2.7.2. É esta que tenho actualmente, pois não me apetece voltar a fazer o upgrade para a 25.8.3.2 e ter problemas de novo.

Ola @Quaresma, resposta especifica sobre downloads de versões, veja este link consegue qualquer uma… Index of /libreoffice/old

A ultima versão 25.8.3.2 tem correções de bugs.

Verifique a segurança de macros. Nas opções do libreoffice … melhor colocar em média.

1 Like

Ola @Quaresma , algo involuntário aconteceu, entre no editor de macros, nas macros GoToAdd e Execute, apareceu uma linha com esta informação AutoSubMacros, apague estas linhas… não sei do que se trata, apareceu para min também.

Estou usando a versão 25.8.3.2 Win. (x86_64)

Bem, confesso que já é a segunda vez que me dizem isso. Na primeira vez que segui esse link só lá vi um index das versões anteriores. De facto pretendia abrir a versão 25.8.2.2, que era a versão que eu tinha antes de me ter dado mal com o Libre Office Base da nova versão 25.8.3.2. Depois segui o link para download da versão e cheguei a uma página que só permitia o download da 25.8.3 e da 25.2.7. Ora como eu não queria voltar a instalar a 25.8.3 tive de optar pela 25.2.7.
Mas, já que me voltam a dizer a mesma coisa, sempre lá irei ver se houve alguma coisa que me escapou. De qualquer maneira, obrigado pela informação. :+1:

Caro @schiavinatto, conforme indicado, já apaguei as linhas 239 e 251 (AddSubMacros) e, agora, a sua macro corre perfeitamente e, como o meu display é touchscreen já posso introduzir as votações com o dedo - fantástico!
No entanto, acho que a fórmula superlativa da sua macro só será alcançada se após o duplo click/toque a célula fosse mesmo actualizada e não ficasse à espera do “Enter”, o que me permitiria poder “Limpar” e começar tudo de novo, em qualquer altura da votação.

CORRECÇÃO - Afinal, basta tocar em “Limpar” uma vez (substitui o “Enter”) e carregar de novo em “Limpar” para reposicionar a votação na forma inicial.
ESTÁ TUDO PERFEITO!
Um abraço e mais uma vez obrigado!

2 Likes