Como mudar o tema do LibreOffice no Windows 10?

Olá, tudo bem pessoal?

Gostaria de saber como mudar o tema do LibreOffice no Windows 10. Eu tentei mudar a cor do tema, mas só tem essas. Eu tentei ver alguns tutoriais na internet, mas não conseguir encontrar nenhum que explicasse como mudar o tema do LibreOffice no Windows 10.

Se alguém tiver alguma informação aí, agradeceria o contato, teria meu respeito e agradecimento caso houvesse alguma resposta nesse sentido para essa dúvida que tive agora.

Nota:

  1. Alguns tutoriais que tive acesso falam mais de customização de temas no Ubuntu do que no Windows 10. Por isso, postei a dúvida aqui na esperança de alguém que possa ajudar-me para customizar um tema do Libreoffice no Windows 10.
  2. Sei que boa parte dos usuários que utiliza o LibreOffice deva ser também usuário de Linux e talvez de Windows. Por isso, creio que alguém deva ter algum conhecimento que possa ajudar-me talvez para customizar um tema do Libreoffice no Windows 10.
  3. Como eu, recentemente, mudei para o Windows 10 e como não encontrei nenhuma informação no Youtube e sites e afins postei a dúvida aqui sobre a customização de um tema do Libreoffice no Windows 10.
  4. Eu estou no Windows 10, por algumas restrições de softwares comerciais que não possuem versão para Linux, sequer tenho acesso ao código-fonte e boa parte desses softwares funciona em desktop. Porém, como usuário final, eu utilizo o Linux, no caso a distro o Debian, muitos consideram a distro “mais estável” e gosto dessa ideia de ter uma distro que é “a mais estável”, a que é “mais testada”, “a que não dar muitos problemas”.
  5. Falei do Debian e do Windows 10:
    • No caso do Windows 10 utilizo mais para trabalho já que boa parte dos software que preciso acessar é comercial e não tem a versão para Linux como eu disse.
    • Agora, no caso do Debian utilizo bastante como usuário final, usuário doméstico e sei das personalizações do sistema, bem como do LibreOffice, assim como no caso de distros como Ubuntu entre outras.
    • Agora, como disse anteriormente, contudo, não encontrei alguma informação sobre a personalização de temas do LibreOffice no Windows 10, não consigo encontrar tutorais que falam disso exclusivamente.

análise da possível solução ou do problema geral

  1. Uma solução que pensei para resolver isso, seria pegar todos os arquivos que eu tenho e migrar para esse pc que utilizo como usuário doméstico, que tem o Debian instalado. E assim, utilizar um tema personalizado lá.
    Desvantagem:
    • A única coisa que não gosto dessa ideia, é que eu gosto de separar as coisas: “vida pessoal” de “vida profissional”, ou seja gosto da ideia de ter algo na minha máquina específica. Por isso, não gosto muito dessa ideia, apesar dessa ideia ser a mais lógica e a possível no momento.
    • Além disso, essa ideia não resolve alguma resposta ao meu problema inicial.
    • Muitos usuários que utilizam o LibreOffice no Windows 10, poderiam ter essa mesma dúvida e essa solução pode não resolver o meu problema ou dessas pessoas.
1 Like

Oi meu amigo, tudo bem? De fato testei o que você falou no post (e sinceramente, aprendi mais um truque hoje!). Não sabia nem que era possível fazer isso que você perguntou. Aliás… excelente pergunta!

Acredito que no Windows esta opção seja, infelizmente, 1000x mais pobre se comparada com a mesma opção no mundo Linux em geral. Até onde eu sei, o que dá pra fazer, é o que está disponivel no menu de opçoes do LibreOffice mesmo. Abraço!

1 Like

Muito obrigado pelo seu comentário e observação ;D

Olá, @yeron50201, é possível com um pouco de trabalho, no Win os arquivos estão aqui:

Quando xeretei não consegui incluir novos, mas é possível alterar um existente:

Fazendo as imagens do mesmo tamanho, e mantendo os nomes originais.

Mas guarde backup de sua alteração, na atualização volta o original.

4 Likes

Ual, show de bola tua dica. Realmente, era isso que queria ;D tú é o cara.

dica inicial

Uma das coisas que descobrir com seu breve tutorial foi o arquivo personas_list.txt - esse arquivo é responsável pelas informações da pasta onde estão os temas, com isso conseguir personalizar 1 tema que queria.

aqui está “código-fonte”

black;Black;black/preview.png;black/header.png;black/footer.png;#000000;#000000
white;White;white/preview.png;white/header.png;white/footer.png;#000000;#ffffff
gray;Gray;gray/preview.png;gray/header.png;gray/footer.png;#000000;#ffffff
dark;Dark;dark/preview.png;dark/header.png;dark/footer.png;#ffffff;#000000
pink;Pink;pink/preview.png;pink/header.png;pink/footer.png;#000000;#ffffff
sand;Sand;sand/preview.png;sand/header.png;sand/footer.png;#000000;#ffffff
green;Green;green/preview.png;green/header.png;green/footer.png;#000000;#ffffff
foto 1

foto 2

image

considerações finais

Achei legal colocar aqui o passo a passo, pois agora usuários do Windows 10 podem personalizar o LibreOffice da melhor forma possível ou da forma que acham melhor. Falei isso, pois estou pensando em criar alguns temas do libreoffice como “black”, “red”, “orange” etc. Talvez no futuro do Libreoffice, alguém possa criar uma feature onde você possa utilizar outros temas além desses instalados, tal como ocorre nos modelos de documentos, onde você pode selecionar mais de um modelo de documento, nesse caso aqui, mais de um tema.

3 Likes

Também não conhecia essa! É tão bom quando temos a ajuda de alguém com MUITO conhecimento como é o caso do @schiavinatto não!? Adorei tb! Abraço.

2 Likes

@yeron50201, no passado o LibreOffice também usava as personalizações do Mozilla Firefox, houve problemas para manter a paridade, e foi abandonado.

Pensando melhor, para cores planas, poderia ter opção de escolher diretamente em uma palheta de cores.

1 Like

@schiavinatto Eu pensei nisso, minha ideia inicial seria essa:

imagem ilustrativa da sua ideia e a minha ideia

Nota:

  • Isso seria bem incrível e acho que faz todo sentido, até porque você apenas escolheria a cor o que facilitaria em muito no caso em termo de ux - user experience.
  • Nessa imagem ilustrativa, o usuário poderia selecionar a cor do tema do LibreOffice tal como ocorre no Microsoft Office. Acredito que isso seria bem legal, caso acontecesse.