Como remover espaços extras em tabelas no Writer?

Esse problema ocorre com frequência no Writer ao trabalhar com tabelas. Em algumas linhas, tudo fica normal, mas em outras aparecem espaços extras que não consigo apagar e, assim, reduzir o tamanho da tabela como um todo. Me lembro que no Word isso era simples: bastava usar as teclas backspace ou delete. No Writer, esses espaços “fantasmas” me parece que não podem ser editados ou ajustados nas propriedades da tabela.

As áreas em vermelho são esses espaços que não consigo remover.

Alguém conhece alguma solução? Grato agora.

Tem um arquivo exemplo, para analise ?

Fica difícil reproduzir o problema, se não sabemos o que provoca.

É um arquivo em que ainda estou trabalhando para um cliente, portanto, confidencial. Mas informo que tentei algumas opções nas propriedades das tabelas e piorou tudo, inclusive aumentou o tamanho de alguns desses espaços “fantasmas” e em alguns casos cortou a tabela jogando uma parte para outra página. Aliás, quando coloco para mostrar os caracteres ocultos, nem marcas de parágrafo aparecem nesses espaços. Muito estranho.

Vou salvar o mesmo arquivo com outro nome, colocando texto simulado, e daí vemos como posso compartilhar aqui.

Use este ícone…
2022-04-15 18-03-19

Ozdoc_01_v04_lorem.docx (12.3 KB)

Segue arquivo com uma sugestão,

Ozdoc_01_v04_lorem.odt (88.3 KB)

Aconselho a usar o padrão do LibreOffice (odt). Só no final se necessário salve uma cópia para o MS, mantendo o original em ods.

Vi a dica do @LeroyG , perfeita, se quiser mais é só deletar a linha superior de cada célula, item (1) da minha sugestão.

1 Like

Agradeço a todos pelas dicas. Combinadas, elas resolveram todos os problemas relatados.

Selecione a tabela, escolha menu Tabela - Tamanho - Minimizar altura de linha.

1 Like

Se desejar remover parágrafos vazios de sua tabela para otimizar os tamanhos das células, utilize as expressões regulares.

  1. Selecione a tabela inteira

  2. Acione Editar - Localizar e substituir

  3. Marque “Expressões regulares”

  4. Na caixa Localizar entre ^$ (circunflexo e cifrão). Não ponha nada na caixa Substituir

  5. Clique em substituir tudo

Os parágrafos vazios se foram.