Olá, eu consegui conectar um banco de dados no LibreOffice Base e gravar um select para retornar uma consulta, porém eu gostaria que essa consulta fosse retornada em determinada planilha utilizando o LibreOffice Calc, ou seja, eu vou utilizar o select mas ao invés de retornar naquela tabela do Base, ele colocará os resultados numa planilha Calc. Haveria como fazer isso? Ou alguma outra forma de obter o resultado do select no calc, seja por macros etc?
O processo que conheço não é dinâmico, ou seja, se o BD for transacional, você tem de atualizar manualmente os dados na planilha antes de analisar os resultados.
- Defina o banco de dados ou fonte de dados no LibreOffice
- Crie sua consulta SQL no banco de dados
- Abra sua planilha
- Abra o explorador de banco de dados (Menu Exibir - fonte de dados)
- Execute sua consulta para que o resultado apareça com os registros encontrados
- Clique no resultado de sua consulta e arraste para uma planilha vazia do seu arquivo
- No menu Dados, selecione Definir intervalo
- Ajuste os dados da caixa de diálogo. Em particular nas Opções, há como salvar sem levar os dados.
- Crie fórmulas referenciando os dados baixados do BD na planilha.
- Se os dados do BD mudarem/atualizarem, acione o menu Dados - Atualizar
Este processo executa cálculos e gráficos na planilha numa “foto” do estado do banco de dados no instante da atualização.
Está dando certo, muito obrigado!!