Como separar formulários do Banco de dados no Base? Ou como proteger as tabelas do banco de dados com Senha?

Ola Pessoal,
Minha primeira pergunta aqui.

Sou um usuário avançado CALC e Excel, sempre usei planilha para fazer todo tipo de trabalho. Mas em um projeto que pretendo fazer, o Calc esta ficando limitado (lento) e não é tão didático para as pessoas que o vão alimentar as planilhas. Portanto, estou começando explorar o Base que nunca utilizei para nenhum trabalho. E vi que dispõe de recursos interessantes (tabelas, consultas, formulários, integração com planilhas ,etc)…

Dúvida:
Criei um arquivo .ODB com o Assitente do base bem básico (pode ser baixado aqui: http://s000.tinyupload.com/index.php?file_id=05753398534882972947 )
A dúvida é : Como faço para proteger minhas tabelas? ou como separo os formulários desse arquivo (mas que eles continuem alimentando essas tabelas desse arquivo)?

Motivo: A ideia seria criar uns 3 formulários diferentes , para o pessoas diferentes alimentarem o banco de dados (cada usuário com sua responsabilidade)…
Como são pessoas diferentes , queria alguma maneira de proteger as tabelas…, sem que ela tivesse qualquer acesso a edição de formulário,tabelas, relatórios etc. Somente Alimentar os formulários… Há como ?

Pra acessar os formulários, só consegui abrindo o arquivo ODB, mas isso da acesso a toda estrutura… queria uma maneira de separar a parte operacional…
tentei salvar os formulários em "Salvar como ", ficam fora do arquivo ODB , mas quando abro ele , são abertos no Writer, e não conseguem alimentar o banco de dados (os botões aue criei para salvar, limpar, etc, não funcionam)…

Alguém pode ajudar??gostaria muito de aprender usar o base , sei que ele vai me dar muito mais poder do que CALC só, ainda mais que aprendi SQL.

Muito Obrigado

Não sei quem fechou a pergunta… Mas acho que só se fecha quando uma pergunta não tem nada a ver com o Libreoffice. Sempre se pode ter novidades…

Oi @Beto, concordo contigo, assim como alguém fechou ( [X] fechar ) opões no final da pergunta, pode-se Reabrir. Esta reaberta…

Lembro que um tempo (atrás) quando usei o Base, fazia igual você e mandava salvar como até que descobri como ligá-los novamente ao banco de dados. Só que eles o vão funcionar fora do Base, mesmo que usando o mesmo banco de dados. Na minha opinião era até melhor assim cada formulário pode ter uma função específica. Aqui vai uma resposta que fiz em janeiro de 2012 quando usava o Base espero que ainda sirva para o teu caso, experimenta:

“Primeira coisa você, tem que registrar seu Banco de Dados no libreoffice. Usando o Menu ferramentas, item “Opções”, lá você seleciona Broffice Base, banco de dados, navega até o diretório (pasta) onde está o arquivo e seleciona-o.
No Writer, abro o formulário (só aparece o formulário sem os dados pois os links se perdem), então vou no Menu “exibir” e escolho “barra de ferramentas”, “controle de formulários”, ativo o modo design, e clico na caixa de listagem com o botão direito, escolho"formulário” ali insiro (navegando pelos diretórios) os dados necessários para ligar ao banco de dados novamente clico com o botão direito em cima do campo, mas desta vez escolho “controle” para escolher qual campo do banco de dados quero que apareça ali.Depois é só desativar o modo desing, e está tudo lá, funcionando direitinho. É só salvar e usar quando quiser."

Obrigado Beto!

Funcionou perfeitamente… Agora abro os formulários pelo Writer e eles alimentam corretamente o banco de dados… O segredo era esse reconectar o Formulário ao banco.

Mas e o banco de dados , não tem como protege-lo com senha ?

Até onde sei, não. Mas você pode usar o Base como Front End de um Banco de Dados Mysql que tem sua proteção, imagino que vc pode colocar uma senha no formulário, pois é uma arquivo do Writer… pode ajudar em não acessar o formulário errado. Mas se for cuidados especiais com a Base de Dados…ai acho que deveria considerar um SGDB externo como o Mysql, Maria, firebird…