Ola Pessoal,
Minha primeira pergunta aqui.
Sou um usuário avançado CALC e Excel, sempre usei planilha para fazer todo tipo de trabalho. Mas em um projeto que pretendo fazer, o Calc esta ficando limitado (lento) e não é tão didático para as pessoas que o vão alimentar as planilhas. Portanto, estou começando explorar o Base que nunca utilizei para nenhum trabalho. E vi que dispõe de recursos interessantes (tabelas, consultas, formulários, integração com planilhas ,etc)…
Dúvida:
Criei um arquivo .ODB com o Assitente do base bem básico (pode ser baixado aqui: http://s000.tinyupload.com/index.php?file_id=05753398534882972947 )
A dúvida é : Como faço para proteger minhas tabelas? ou como separo os formulários desse arquivo (mas que eles continuem alimentando essas tabelas desse arquivo)?
Motivo: A ideia seria criar uns 3 formulários diferentes , para o pessoas diferentes alimentarem o banco de dados (cada usuário com sua responsabilidade)…
Como são pessoas diferentes , queria alguma maneira de proteger as tabelas…, sem que ela tivesse qualquer acesso a edição de formulário,tabelas, relatórios etc. Somente Alimentar os formulários… Há como ?
Pra acessar os formulários, só consegui abrindo o arquivo ODB, mas isso da acesso a toda estrutura… queria uma maneira de separar a parte operacional…
tentei salvar os formulários em "Salvar como ", ficam fora do arquivo ODB , mas quando abro ele , são abertos no Writer, e não conseguem alimentar o banco de dados (os botões aue criei para salvar, limpar, etc, não funcionam)…
Alguém pode ajudar??gostaria muito de aprender usar o base , sei que ele vai me dar muito mais poder do que CALC só, ainda mais que aprendi SQL.
Muito Obrigado