Boa tarde, estou efetuando testes de uma rede Domínio AD Samba híbrida (estações Windows e Linux dentro do domínio).
Neste teste crio uma pasta de compartilhamento contendo um arquivo do Libre Calc, ao abrir ele no Libre instalado na estação Windows e habilitando o compartilhamento, as estações Windows (Win7 ou Win10) reconhecem ao abrir como sendo uma planilha “COMPARTILHADA”.
Ao tentar abrir com uma estação Linux (Mint XFCE) com libre instalado o libre Calc do Linux reconhece como sendo uma planilha “REMOTA”. Percebi que caso crie a planilha no Libre Calc instalado em uma estação Linux apenas é possível utilizar a função de compartilhamento se salvar ela localmente no sistema (disco local). Caso salve a mesma em uma pasta da rede ela muda para “REMOTA”. Versão do Libre utilizada nos testes 6.4. A intenção destes testes é poder aproveitar computadores que não podem mais rodar o Win10 mas ainda conseguem rodar o Linux Mint XFCE.
Na realidade está é uma sugestão para os desenvolvedores. Ajustar o libre office para que funcione hibridamente, ou seja em, conjunto com Linux e Windows. Pois percebi que no compartilhamento Windows as versões do software reconhecem os arquivos compartilhados na mesma rede. Mas nas versões Linux não. Existe um motivo para isso?
Boa tarde, sim o motivo é que hoje com o samba 4 é possível ter em um mesmo domínio estações com Windows e com Linux. Esta possibilidade poderá incentivar ambientes híbridos. Com o fim do Windows 7, algumas estações podem ser aproveitadas em ambientes de estudos, escolas e universidades.