Congelar linha ao ordenar planilha do calc

Amigos(as), ao ordenar planilha eu preciso que a primeira linha fique fixa, mas isso não está acontecendo: ela também está sendo deslocada na ordenação (e isso NÃO está sendo causado por presença de dados em colunas contíguas mas fora da área que eu quero ordenar). Ao marcar a opção disponível no endereço Dados /Ordenar / Opções / “O intervalo contém rótulos de coluna”, até consigo que de fato a ordenação fique como eu quero, fixando a primeira linha, mas logo depois essa opção é automaticamente desmarcada. O que eu quero é que essa opção fica continuamente marcada, ou arranjar alguma outra forma de ordenar do jeito que eu quero com um clique só, fazendo com que o Calc reconheça sempre determinada linha como rótulo, sem precisar ficar toda vez acessado o menu de Dados/etc. Que fique claro que eu não estou falando aqui de congelamento de exibição de linha. Grato

Poste um arquivo exemplo do seu arquivo.
É possível automatizar com Macro.

(va sem revisar a tradução)
O conteúdo das celas na primeira linha vão influir en se “O intervalo contém rótulos de coluna” se marca ou não.
Ha uma resposta de uns días atras, mas não lembro en que languagem. Achei: Calc - how to make calc remember that first row is title row when sorting - #7 by LeroyG
Os rótulos estão na linha 1? Seus dados tem rótulos en todas as columnas (não números nem datas)?
Compartilhe uma planilha simples. Obrigado.