Não gosto muito de fazer a instalação descompactando o pacote diretamente, pois corre o risco de instalarmos o binário em uma pasta errada.
Como não tenho costume em ficar instalando ou desinstalando meus aplicativos, recomendo que dê uma fuçada pela internet e desinstale ambos os libreoffices. Depois, siga alguns passos semelhantes a esses abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa (acho que o ppa já existe na listagem do sistema, acho que é padrão no debian e seus derivados, mas se não for, digite esta linha, para que ele passe a ser atualizado sempre que houver uma nova distribuição estável)
sudo apt update
sudo apt install libreoffice
sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:libreoffice/
Porém, quando tenho dúvida sobre como e onde devo instalar um aplicativo, pois às vezes as pastas mudam de uma versão para outra, eu instalo o synaptic (sudo apt-get install synaptic - gerenciador de aplicativos, em modo misto texto/interface para Debian e derivados) e, pelo terminal:
**`sudo apt install synaptic`**
Depois, abra-o:
**sudo synaptic**
Quando o synaptic abrir, vá na lupa para localizar o que você quer: libreoffice.
Depois, marque para instalação. Nesse momento, o próprio sistema mostrar-lhe-á as dependências; marque todas.
Depois, procure na barra de ícones um que se refere a instalação propriamente dita.
Outra maneira é digitar o comando:
`**sudo gnome-software**` (caso use o ambiente gnome)
Abrir-se-á a tela do gerenciador de software (o synaptic é textual, o gnome-software é visual) e nele você poderá pesquisar pelo pacote do libreoffice e instalá-lo. Eu uso Ubuntu, um derivado do Debian; sempre vejo pela internet que têm, ambos, os mesmos comandos de terminal.
Outra coisa interessante é: existe uma maneira, lembro agora a posição, mas acho que o próprio libreoffice pode gerenciar as novas atualizações e perguntar se você deseja fazê-la. Lembro-me que já atualizei assim. Todavia, o bom é dar uma fuçada e descobrir como fazê-la. Tente em sites de busca e de pesquisa sobre Linux, particularmente a sua distro Debian. Só não invente de desistir de utilizar o Linux.
Se sua dúvida for respondida, poste aí; caso não, se eu der uma passada por aqui outro dia, tento responder mais uma vez. É que faz um bom tempo que não instalo o LibreOffice, tendo em vista que o mesmo agora vem por padrão no Ubuntu: instalo o sistema e o LibreOffice já está lá, exceto o Base (para banco de dados local), que geralmente temos que instalar manualmente, caso alguém deseje utilizá-lo.