Ora viva,
Uso a última versão do LibreOffice no Ubuntu e estou com o seguinte problema:
Quero criar um formulário com um banco de dados.
Para isso sei que tenho de usar a macro e duas folhas no mesmo documento. O formulário é fácil e também sei criar o botão para gravar os dados o problema é sincronizar tudo.
1º Problema: O banco de dados é para ser usado em rede por pelo menos 3 computadores. A Viviane já me indicou um artigo que explica muito bem como o fazer usando o windows, o problema é que uso o Linux Ubuntu, esqueci-me de lhe dizer isso. Mas vamos primeiro à criação do banco de dados que é o meu principal problema neste momento.
O formulário, além do nome do cliente também terá de gravar o número desse cliente. Falei do facto do ficheiro estar em rede por esta mesma razão, se eu tenho mais de um computador a registar clientes, não posso registar o número do cliente manualmente. Imaginem que 2 pc’s estão a criar um registo de cliente ao mesmo tempo, e quando vão ao banco de dados, o ultimo número é 5 e ambos colocam o cliente 6. Então teríamos uma repetição. O número de cliente tem de ser adicionado automaticamente ou se alguma outra forma mais dinâmica.
2º Problema: Não estou a conseguir, usando a macro, criar os registos no banco de dados. Coloco inserir linha ou mover linha para baixo, no banco de dados, para gravar a macro. Mas quando testo, aparece mal.
Desde mais agradeço a ajuda.