Desabilitando ImageControl

Tenho um ImageControl1 que quero desabilitar ao abrir a caixa de diálogo. Se eu desativar o ImageControl2 na caixa de comando, conforme a imagem abaixo

,funciona apenas para o ImageControl2.TextImagemControl.ods
Para que a imagem Descrição da imagem apareça no ImageControl1, baixe o arquivo para a área de trabalho. Preciso que a ImageControl1 fique igual a ImageControl2.
Eu utilizei um exemplo que achei por aqui

Funcionou bem, porém no meu formulário não funcionou.

Ola @Amaral, para que ser um ImageControl desabilitado ?

É para ficar com aspecto de desabilitado (não funcionar). Eu já elaborei outras duas formas. A primeira foi criar uma imagem cinza para substituir a pintada, funcionou. A segunda forma foi ocultar ambas as imagens e criar uma única macro para funcionar segundo uma determinada condição, funcionou. Eu fiquei surpreso com a possibilidade de utilizar o comando enabled e não funcionar conforme ocorreu em Button Properties: Enabled On / Off. Acho que não fiz a coisa da forma correta. O problema em utilizar um CommandButton é que a imagem, inicialmente, não ficou centrada e, após muita manipulação da mesma, ficou com um aspecto estranho (botão dentro de botão). Ao utilizar ImageControl a estética ficou muito melhor.

Boa noite!
Eu fiz alguns testes com os mesmos comandos e mudei a imagem. Para minha surpresa deu certo.
O problema estava na imagem.

Após muitas tentativas percebi que o problema estava na imagem.
Utilizei o comando abaixo.

 FormAdicionais.getControl("ImageControl1").getModel.Enabled = False

Fiz uma manipulação na imagem, substituindo cores mais claras por branco e deu certo.