É permitido a postagem de modelos personalizados de documentos no ask libreoffice?

Olá, tudo bem pessoal?

Uma dúvida interessante que tive no presente momento, seria como tornar a vida do usuário comum ou mesmo do usuário doméstico ou mesmo usuário final como muitos utilizam esse termo também - de uma forma mais fácil, acessível?

  • Esse questionamentos fez-me com que eu pensasse sobre muitas coisas e processos de trabalho que faço atualmente com o LibreOffice. O que ocasionou na seguinte dúvida: - Seria possível utilizar o ask do LibreOffice para postar temas personalizados em vez da wiki ou extensions.libreoffice.org?

motivos para essa dúvida

  1. O motivo principal dessa dúvida, seria que postei uma pergunta antiga sobre Como enviar meus modelos para o site extensions.libreoffice.org?. Eu fiz essa pergunta inicialmente, pois queria muito ajudar a comunidade enviando alguns modelos que utilizo no dia-a-dia, modelos esses que não encontrei na internet ou tive que fazer em muitos casos “adaptações visuais” para compor aquilo que precisava fazer no dia-a-dia com o Libreoffice.
  2. Inicialmente achei bem legal a ideia de ter um site como http://extensions.libreoffice.org/ dentro do libreoffice que possui plugins e alguns temas. Porém como podem ver no comentário do post antigo, alertaram que não tem como enviar no site esses modelos. Uma solução que achei bem interessante e que não é minha seria utilizar a parte de Modelos e Dicas no Escritório Aberto - The Document Foundation Wiki o que achei inicialmente bem legal. Porém de início e relance eu não sabia editar uma wiki e não tinha conhecimentos de início para editar uma wiki. Sobre isso, schiavinatto ajudou-me de alguma forma postando o comentário sobre o manual para editar a wiki e postar os documentos lá.

notas importantes

  1. Reparem que essa dúvida é semelhante ao que foi postado, mas possui um diferencial. Que seria o fato de eu perguntar se poderia postar aqui os modelos personalizados em vez do site mencionado, isto é extensions.libreoffice.org ou do site da Wiki da Document. Em outras palavras, é uma dúvida mais específica do que antes.
  2. Uma suposição que tenho seria a ideia de que as pessoas geralmente gostam de coisas fáceis, acessíveis. Por isso, acredito que essa dúvida caso possa ter algum feedback pudesse esclarecer essa suposição inicial é válida, boa ou não.
  3. Não estou criticando a wiki do Document Foundation ou mesmo do site extensions.libreoffice.org
  4. O que considero como ponto de vista inicial seria a crença de que incialmente a wiki não seria um bom caminho para compartilhar modelos de documentos, isso não é uma crítica, pois a wiki ela não foi pensada para isso. Geralmente, numa wiki você edita textos e faz muitas outras coisas do que seria um compartilhamento exclusivo em um software exclusivo para isso, tal como ocorre por exemplo em soluções como File.io, Google Drive, Discourse, Slack, Discord ou Nextcloud. Nota: Eu falei desses softwares como referência bibliográfica, não estou aqui para divulga nenhum.

objetivos da dúvida

  1. Meu objetivo é entender de uma forma empática o usuário final como ele pode encontrar as coisas que ele procura mais facilmente. Meu objetivo ao relatar essas pontos de vista é melhorar a acessibilidade do libreoffice, torná-lo mais fácil e acessível a todos.
  2. Usuários finais teriam que ver o manual e saber editar uma wiki para enviar documentos personalizados. Creio que um caminho real e possível seria encaminhar aqui, pois você poderia acompanhar conversas - suas dúvidas mesmo e ao mesmo tempo criar um laço de ajuda mútua no sentido de compartilhar modelos personalizados aqui.
  3. A vantagem principal de deixar no ask libreoffice, é que existem menos responsabilidade técnica, ou seja, em geral você inicia as conversas como um chat normal aqui e tem acesso a pessoas que possuem documentos personalizados. Acredito que essa ideia é boa, pois centraliza as informações do grupo do LibreOffice, bem como estabelece uma melhor contato com usuários gerais à esses modelos de documentos. Essa experiência que relato aqui seria semelhante ao que você observa em coisas como Telegram e Whatsapp. Ou seja, você conversa com alguma pessoa e tem o acesso direto a esses documentos no momento das conversas.

vantagens dessa ideia

  1. Não é necessário um conhecimento técnico para enviar documentos personalizados como acontece numa wiki.
  2. Seria fácil localizar os documentos personalizados já que está em um fórum junto com as dúvidas que você possui ou as respostas que você deu para esclarecer dúvidas das pessoas no geral.
  3. A princípio é uma solução de custo baixo, haja vista que o usuário que postar o link para o documento ser baixado por um servidor temporário como o file.io ou mesmo em um servidor de hospedagem para isso, ou inclusive, poderia postar no servidor daqui do ask do libreoffice.
  4. Você possui conversas, dúvidas e documentos personalizados em um único local.
  5. Acredito que se os modelos de documentos estivessem aqui seria mais fácil de acompanhar.
1 Like

Ola @yeron50201, @FelipeAle, concordo plenamente que postar na wiki é enrolado pra leigo, apanhei muito para pegar o jeito.

Sobre postar Modelos/Extensões aqui, não acredito que haja problema, já postei alguma coisa é usei a tag “divulgação” para poder localizar facilmente.

E podemos saber o grau de interesse, através da quantidade de “Views” realizadas.

Resumindo, eu apoio, e cabe ao Administrador do ask, dar sua opinião.

2 Likes

Muito obrigado pelo apoio ^^

Podemos seprar uma parte do fórum caso não exista um repositório especial pra isso em algo ligado ao projeto do LibreOffice.

1 Like

Os títulos da postagem poderiam ser genéricos:

Por exemplo:

  • Modelos para Calc

  • Modelos para Writer

  • Modelos para Draw

  • etc, etc

Conforme vamos postando, continuamos no mesmo tópico, igual o de Documentação de Macros..

1 Like

essa ideia é excelente ^^ achei bem interessante, mas uma dúvida não seria melhor criar categorias ou tags para isso?
se alguém postar poderia escrever “Modelos para Calc” com a tag ou categoria “#modelos-calc” isso talvez facilitaria a busca além do título, descrição.

Pode haver a tag, mas as postagem estariam reunidas em um unico poste, igual a de Documentação.

Quando alguém quiser postar Modelo, editaria o poste e acrescentaria.

1 Like

Sugestões

  1. Criar tópico único agregando tudo;
  2. Título: Modelos de Documentos/Arquivos Diversos
  3. Tags: “#modelos” “#calc” “#writer” “#impress” “#base”, etc…
  4. Descrição (exemplo-referência)
  1. Separar na descrição, por subtítulos
    —Modelos Calc—
    —Modelos Writer—
    E assim por diante.
1 Like

sensacional sua ideia Felipe ;D boto fé ameeei

1 Like

faz todo sentido o que você disse, realmente ótima ideia :grinning:

1 Like

caso criem isso, começo a deixar os modelos do Calc, Writer etc públicos para vocês ;D

1 Like

Ola @FelipeAle, acredito, que se agregar em único Tópico Modelos de tudo, poderá ficar enorme e ter problema no futuro.

Sugiro, em Tópicos independentes:

  • Modelos para Calc

  • Modelos para Writer

  • Modelos para Draw

    etc, etc

2 Likes

@schiavinatto
Sugeri tópico único pensando em algo semelhante ao Escritório Aberto.
Mas sim, talvez seja bem melhor separar.

1 Like

pensei nisso e se a gente colocasse os modelos de documentos com essas categorias, tags também?

  • modelos para negócios
  • convites de casamento
  • atas de reunião
  • reuniões de condomínio etc

caso de uso

  • Modelos para Calc, dentro da categoria “modelos para negócios” ou dentro da categoria " atas de reunião" - quem for empresário ou lojista poderia procurar modelos do calc para negócios etc e se você for alguém que quer utilizar o Calc para registrar reuniões poderia procurar por modelos de atas de reunião

o que você acham dessa ideia pessoal? faz sentido? @schiavinatto @FelipeAle @victorwestmann

Aqui no ask, (1) Categoria é a linguagem da página, (2) tags e (3) status .

tags

Quanto ao titulo da postagem deva ser o mais simples possível:

Exemplo: Modelo para Controle de Estoque., sendo cada postagem um tópico.

e na tags: modelo calc estoque ( palavras chaves como sempre )

Assim se quiser fazer uma busca ( na lupa no alto da pagina ) é só digitar por exemplo:

modelo+calc+estoque

2 Likes

ótima ideia, e achei bem interessante o que você pensou e demonstrou aqui. :grinning: ficaria muito bom assim. quando houver possibilidade queria postar meus modelos personalizados aquiiiii ;D

@schiavinatto uma dúvida: seria interessante adicionar uma imagem prévia dos modelos de documento, tipo assim, antes da pessoa baixar o modelo de documento ver o que seria esse modelo, tipo uma foto msm - penso que seria bom, a maior parte de sites que vc baixa algum modelo geralmente tem uma foto prévia, assim a pessoa sabe antes de baixar o modelo para que ele serve. acredito que as descrições, tags e categorias podem ajudar muito os usuários encontrar os modelos de documento que precisam, mas uma foto prévia talvez seja interessante e necessária para que as pessoas tenham o conhecimento do que estão baixando antes de baixar.

Sim, perfeito, eu que implantei as imagens dos arquivos, no Escritório Aberto.

https://wiki.documentfoundation.org/PT-BR/Projetos/EA

2 Likes

@schiavinatto posso publicar aqui? você tem maiores informações se essa ideia foi aceita ou não pela comunidade ou administrator(a) daqui? quero muito postar meus modelos de documento para ajudar usuários e em parte porque esses modelos acho que são bons e vai ajudar a galera aí ;D se souber de alguma coisa, agradeceria a informação, estou aquiiii e aguardo o seu contato.

Se me permite uma ideia diferente. Não poderia postar seus modelos no próprio Escritório Aberto ?

.
Lá já se encontra estruturado, inclusive, organizado por sumário, além de possuir um manual de como incluir na página.
.
Pensando nisso, tive outra ideia, como sugestão.
.

  1. Criar tópico único; e
  2. Organizar no tópico, o seguinte:

Com um porém…
.
Ao invés de postar o próprio arquivo e imagem dele, gerar apenas o hyperlink do modelo correspondente do arquivo no Escritório Aberto, no intuito de divulgar a página também para novos usuários.