Eu sei que tem uma lista de teclas e combinações que podemos configurar como atalho(Em Ferramentas>Personalizar>Teclado). Mas eu só posso usar aquelas que estão na lista do programa ou posso adicionar uma combinação nova que não tem no programa/lista?
Olá PeFelipeMed,
O LibreOffice aceita as mais diversas combinações de teclas para atalhos possíveis para executar as suas tarefas com praticidade. Para personalizar estes comandos de atalhos. Basta você acessar o menu “Ferramentas>Personalizar>Teclado”
Porém, você não pode criar novas combinações de teclas além das existentes na lista “Teclas de atalho”; na verdade, nem precisa, pois as mais práticas e completas combinações possíveis com as teclas modificadoras (Alt, Ctrl e Shift) já estão disponíveis ali.
No entanto, você pode atribuir a estas combinações de teclas existentes na lista “Teclas de Atalho” ao comandos preexistentes na lista “Funções” ou criados por você através de Macros.
Para fazer essa atribuição, basta:
- Na lista “Funções”, selecione a “Categoria” e a “Função” à qual você deseja atribuir uma tecla de atalho.
- Se já não houver um atalho atribuído esse comando, você deve escolher na lista “Teclas de Atalho” uma combinação de teclas para esta função.
- Escolhida a combinação de teclas, clique em “Modificar”.
- Após a modificação, clique em “OK”.
Lembre-se, antes de tudo, de escolher, no campo superior direito da guia, se o seu atalho vai ser salvo apenas em um módulo do LibreOffice (Writer, Calc, etc…) ou em todos os módulos.
Espero ter ajudado!