O programa é muito bom, mas o design dele está excessivamente ultrapassado, existe algum modo de mudar a sua aparência, ou previsão para uma atualização que o organize? As opções são muito dispersas e o programa muito pouco intuitivo, isto está incomodando durante o uso. Não é só questão de adaptação pois já uso ele a certo tempo. Mas o seu design não é de nenhum ponto agradável. Quando isso vai melhorar? Existe alguma opção para modificá-lo?
Edson, sobre “design dele está excessivamente ultrapassado”, creio que esta comparando-o com MSOffice , que a cada nova versão troca a maquiagem, fica mais pesado e cria nova maneira de salvar e não é compatível com a versão anterior!, sobre “existe algum modo de mudar a sua aparência, ou previsão para uma atualização que o organize” e “Existe alguma opção para modificá-lo?”, o programa é livre, que maravilha, pode baixar o SDK para desenvolver extensões e ferramentas externas a seu gosto, sobre “As opções são muito dispersas e o programa muito pouco intuitivo, isto está incomodando durante o uso”, creio que não usa o LibO constantemente, uso-o desde quando se chamava StarOffice 5.1, e encontro tudo que necessito para uso, pois uso diariamente; sobre “Mas o seu design não é de nenhum ponto agradável. Quando isso vai melhorar?” por mais que “melhore” vai ter quem critique negativamente, pois é impossível agradar a todos.
No meu ponto de vista, o programa seja qual for, dever executar o melhor possível o que se propôs, no meu caso uso planilhas em 90% dos casos, e elas me dão a informação correta, sem frescuras.
Estou satisfeito com a melhora continua do programa, focado na eternidade de conservação de documentos TDF (The Document Foundation).
Caso não esteja conseguindo realizar o desejado no LibO, peça ajuda, exponha o problema aqui no ask.libreoffice.org, que é bem provável que alguém solucione.
Na realidade, (como usuário doméstico que sou) uso-o constantemente. Não me referi necessariamente ao MSOffice (que está sim muito pesado) mas me referi a uma possível modificação na aparência. Muito obrigado pelos esclarecimentos
PS: Não sou um usuário muito antigo, uso o Libre Office há dois meses.
Tudo é questão de se acostumar, dica: no começo quando comecei a usa-lo, tive o mesmo problema, e uma solução que encontrei e anotar caminhos que demorei para encontrar, em um caderno, e quando necessitava novamente recorria a ele, tinha este até 2 anos atrás. Atualmente tenho outro mais atualizados com os LibOs, onde anoto dicas e soluções encontradas para diversas situações. Reforçando: exponha o problema aqui no ask.libreoffice.org , que é bem provável que alguém solucione. .
Se a posição dos comandos e ícones padrão não é eficiente, pode-se reconfigurar completamente a interface através do menu Ferramentas - Personalizar. Conheci um usuário que reunia em um só menu todos os comandos que ele usava com frequência. Conseguia ele muita velocidade no que fazia.
Desculpe-me por não ter respondido, não revi os comentários… bem, gostei das dicas, vou utilizá-las, mas como tinha dito antes… porquê a “Personalização” fica em “Ferramentas”? Podiam juntar o menu “Exibir” com as opções de personalização e criar um como “Avançado” “Personalização” ou “Programa e exibição”. Mas o programa é muito bom.
Em 2012, escrevi em meu blog sobre isso: http://open-ce.blogspot.com.br/2012/05/aparencia-do-libreoffice-em-discussao.html
Hoje vejo muitas mudanças mas na época já esperávamos mais.
“creio que esta comparando-o com MSOffice , que a cada nova versão troca a maquiagem, fica mais pesado e cria nova maneira de salvar e não é compatível com a versão anterior” não vejo isso como uma possível resposta ao comentário inicial, afinal, é possível ficar mais belo sem ter que trocar de maquiagem o tempo todo, o tempo todo, o tempo todo… bem como n precisa ficar mais pesado e pode muito bem manter a compatibilidade.
O que vejo como um fato é que passou da hora para o LibreOffice tornar sua aparência mais moderna. Uso ele faz anos e sinto falta disso. Seria, inclusive, saudável para a popularizar o programa. A maioria (quase 100%) das pessoas para as quais faço manutenção do sistema operacional e apresento o LibreOffice, ou não gosta de cara, ou depois de algumas semanas me liga pedindo para trocar para outro. O WPS tem caído nas graças do povo, apesar de ser menos eficiente. É inteligente ser amigável
E olha da data da pergunta: 2014!!! E ainda estamos falando mais do mesmo sem uma modernização da aparência do programa. E esse lance de “é só se acostumar” não passa de uma desculpa. Perdoe-me por dizer isso, mas é a verdade.
Trabalho nas áreas da educação e editorial, então garanto que estou constantemente lidando com o LibreOffice, no entanto ainda não consegui me desvencilhar daquela outra suíte de escritório porque simplesmente o LibO continua pouco intuitivo. Sigo perseverante, mas ainda pago o outro porque quando se está lidando com prazos apertados, é simplesmente impossível parar para bater cabeça com esta ou aquela ferramenta que você não está conseguindo encontrar. Para piorar, como já foi dito por alguns colegas acima, tem outras suítes com visual mais amigável que acabam caindo no gosto da maioria dos usuários, inclusive já testei todos, mas me mantenho fiel ao LibO por ser o mais completo e por eu ser entusiasta dos Softwares Livres. Vale a pena destacar que muita coisa melhorou. Já estamos na versão 7, mas o visual da nossa suíte mais querida continua um tanto caduco.
Olá @sirius_della_regina, talvez não saiba, mas É POSSÍVEL CRIAR MENUS e Barras de Ferramentas, personalizada especificas para seu uso.
De fato não sei, você poderia me ajudar a fazer isso? Seria extremamente útil para o meu trabalho.
De uma olhada aqui, publicação antiga, mas acredito ser valida ainda…
https://www.schiavinatto.com/mundolibre/barra-de-ferramentas-personalizada_lm21.html
https://www.schiavinatto.com/mundolibre/criando-menu-personalizado_lm20.html
E a Ajuda…
@schiavinatto moço… eu não sei o que são macros, e também não consegui entender 100% os tutoriais (embora estejam bem desenhados ). Agradeço pelo seu esforço e paciencia, vou estudá-los com calma e ver o que consigo fazer para melhorar minha relação com o Writer.
Pergunta extremamente pertinente. Feita em 2014 e até 2017 mudanças significativas na intuitividade da interface ainda não foram feitas. Já passou da hora para o LibreOffice tornar sua aparência mais moderna. Uso ele faz anos e sinto falta disso. Seria, inclusive, saudável para a popularizar o programa. A maioria (quase 100%) das pessoas para as quais faço manutenção do sistema operacional e apresento o LibreOffice, ou não gosta de cara, ou depois de algumas semanas me pede para trocar para outro. O WPS tem caído nas graças do povo, apesar de ser menos eficiente. É inteligente ser amigável. Esse lance de “é só se acostumar” não passa de uma desculpa. Perdoe-me por dizer isso, mas é a verdade. Como exemplo, podemos ver as novas distros linux que estão se popularizando bastante no momento. Quais são elas? As que são amigáveis com os usuários. Legal né? Sim, bastante, afinal, é isso que o povão deseja e não os culpo, na vdd, apoio. Bom, é isso, continuarei com o meu LibreOffice aqui, na esperança que além de ser um excelente cumpridor das funções necessárias, seja também amigável com os usuários. Assim minhas indicações terão mais efeito hahaha. Abs a todos
Concordo totalmente com o Matfelp. Uma boa alternativa ao office tá sendo o freeoffice, que é o mais próximo ao da Microsoft, além da compatibilidade. O LibreOffice precisa além de se melhorar a interface gráfica, deveria melhorar a compatibilidade com office da Microsoft, que é o mais usado. É complicado ter alguns bugs ao abrir um arquivo gerado no LibreOffice no Office da Microsoft ou vice versa.
Eu procurei uma alternativa ao Microsoft office para não crakear e ferrar com o registro do computador, já que meu Windows é original, embora seja antigo. Testei praticamente todas as opções e a mais próxima foi o freeoffice. Tem o mais utilizado (equivalente ao word, Excel e powerpoint), e tem um outro software que é um editor de pdf (muito básico em relação ao Adobe, mas é uma das poucas opções grátis).
O ponto positivo do LibreOffice em relação aos demais concorrentes como o open office, é de estar em constante atualização. É uma boa chance de ir se aperfeiçoando e chegar mais próximo ao ideal