É possível mudar a aparência do LibreOffice?

O programa é muito bom, mas o design dele está excessivamente ultrapassado, existe algum modo de mudar a sua aparência, ou previsão para uma atualização que o organize? As opções são muito dispersas e o programa muito pouco intuitivo, isto está incomodando durante o uso. Não é só questão de adaptação pois já uso ele a certo tempo. Mas o seu design não é de nenhum ponto agradável. Quando isso vai melhorar? Existe alguma opção para modificá-lo?

Edson, sobre “design dele está excessivamente ultrapassado”, creio que esta comparando-o com MSOffice , que a cada nova versão troca a maquiagem, fica mais pesado e cria nova maneira de salvar e não é compatível com a versão anterior!, sobre “existe algum modo de mudar a sua aparência, ou previsão para uma atualização que o organize” e “Existe alguma opção para modificá-lo?”, o programa é livre, que maravilha, pode baixar o SDK para desenvolver extensões e ferramentas externas a seu gosto, sobre “As opções são muito dispersas e o programa muito pouco intuitivo, isto está incomodando durante o uso”, creio que não usa o LibO constantemente, uso-o desde quando se chamava StarOffice 5.1, e encontro tudo que necessito para uso, pois uso diariamente; sobre “Mas o seu design não é de nenhum ponto agradável. Quando isso vai melhorar?” por mais que “melhore” vai ter quem critique negativamente, pois é impossível agradar a todos.

No meu ponto de vista, o programa seja qual for, dever executar o melhor possível o que se propôs, no meu caso uso planilhas em 90% dos casos, e elas me dão a informação correta, sem frescuras.

Estou satisfeito com a melhora continua do programa, focado na eternidade de conservação de documentos TDF (The Document Foundation).


Caso não esteja conseguindo realizar o desejado no LibO, peça ajuda, exponha o problema aqui no ask.libreoffice.org, que é bem provável que alguém solucione.

Na realidade, (como usuário doméstico que sou) uso-o constantemente. Não me referi necessariamente ao MSOffice (que está sim muito pesado) mas me referi a uma possível modificação na aparência. Muito obrigado pelos esclarecimentos :wink:

PS: Não sou um usuário muito antigo, uso o Libre Office há dois meses.

Tudo é questão de se acostumar, dica: no começo quando comecei a usa-lo, tive o mesmo problema, e uma solução que encontrei e anotar caminhos que demorei para encontrar, em um caderno, e quando necessitava novamente recorria a ele, tinha este até 2 anos atrás. Atualmente tenho outro mais atualizados com os LibOs, onde anoto dicas e soluções encontradas para diversas situações. Reforçando: exponha o problema aqui no ask.libreoffice.org , que é bem provável que alguém solucione. .

Se a posição dos comandos e ícones padrão não é eficiente, pode-se reconfigurar completamente a interface através do menu Ferramentas - Personalizar. Conheci um usuário que reunia em um só menu todos os comandos que ele usava com frequência. Conseguia ele muita velocidade no que fazia.

Desculpe-me por não ter respondido, não revi os comentários… bem, gostei das dicas, vou utilizá-las, mas como tinha dito antes… porquê a “Personalização” fica em “Ferramentas”? Podiam juntar o menu “Exibir” com as opções de personalização e criar um como “Avançado” “Personalização” ou “Programa e exibição”. Mas o programa é muito bom. :wink:

Em 2012, escrevi em meu blog sobre isso: http://open-ce.blogspot.com.br/2012/05/aparencia-do-libreoffice-em-discussao.html

Hoje vejo muitas mudanças mas na época já esperávamos mais.

creio que esta comparando-o com MSOffice , que a cada nova versão troca a maquiagem, fica mais pesado e cria nova maneira de salvar e não é compatível com a versão anterior” não vejo isso como uma possível resposta ao comentário inicial, afinal, é possível ficar mais belo sem ter que trocar de maquiagem o tempo todo, o tempo todo, o tempo todo… bem como n precisa ficar mais pesado e pode muito bem manter a compatibilidade.

1 Like

O que vejo como um fato é que passou da hora para o LibreOffice tornar sua aparência mais moderna. Uso ele faz anos e sinto falta disso. Seria, inclusive, saudável para a popularizar o programa. A maioria (quase 100%) das pessoas para as quais faço manutenção do sistema operacional e apresento o LibreOffice, ou não gosta de cara, ou depois de algumas semanas me liga pedindo para trocar para outro. O WPS tem caído nas graças do povo, apesar de ser menos eficiente. É inteligente ser amigável

1 Like

E olha da data da pergunta: 2014!!! E ainda estamos falando mais do mesmo sem uma modernização da aparência do programa. E esse lance de “é só se acostumar” não passa de uma desculpa. Perdoe-me por dizer isso, mas é a verdade.

1 Like

Pergunta extremamente pertinente. Feita em 2014 e até 2017 mudanças significativas na intuitividade da interface ainda não foram feitas. Já passou da hora para o LibreOffice tornar sua aparência mais moderna. Uso ele faz anos e sinto falta disso. Seria, inclusive, saudável para a popularizar o programa. A maioria (quase 100%) das pessoas para as quais faço manutenção do sistema operacional e apresento o LibreOffice, ou não gosta de cara, ou depois de algumas semanas me pede para trocar para outro. O WPS tem caído nas graças do povo, apesar de ser menos eficiente. É inteligente ser amigável. Esse lance de “é só se acostumar” não passa de uma desculpa. Perdoe-me por dizer isso, mas é a verdade. Como exemplo, podemos ver as novas distros linux que estão se popularizando bastante no momento. Quais são elas? As que são amigáveis com os usuários. Legal né? Sim, bastante, afinal, é isso que o povão deseja e não os culpo, na vdd, apoio. Bom, é isso, continuarei com o meu LibreOffice aqui, na esperança que além de ser um excelente cumpridor das funções necessárias, seja também amigável com os usuários. Assim minhas indicações terão mais efeito hahaha. Abs a todos

1 Like

Concordo totalmente com o Matfelp. Uma boa alternativa ao office tá sendo o freeoffice, que é o mais próximo ao da Microsoft, além da compatibilidade. O LibreOffice precisa além de se melhorar a interface gráfica, deveria melhorar a compatibilidade com office da Microsoft, que é o mais usado. É complicado ter alguns bugs ao abrir um arquivo gerado no LibreOffice no Office da Microsoft ou vice versa.

Eu procurei uma alternativa ao Microsoft office para não crakear e ferrar com o registro do computador, já que meu Windows é original, embora seja antigo. Testei praticamente todas as opções e a mais próxima foi o freeoffice. Tem o mais utilizado (equivalente ao word, Excel e powerpoint), e tem um outro software que é um editor de pdf (muito básico em relação ao Adobe, mas é uma das poucas opções grátis).

O ponto positivo do LibreOffice em relação aos demais concorrentes como o open office, é de estar em constante atualização. É uma boa chance de ir se aperfeiçoando e chegar mais próximo ao ideal