Eu estou sentindo que no calc tenho que preencher todas as células que serão usadas na planilha previamente com as fórmulas e as “referências” às outras. Isso deixa a planilha muito lenta para carregar e usar, além disso, quando se chega à última linha, as seguintes não têm mais as fórmulas e referências, o que pode deixar o uso da planilha complicado para pessoas que não conhecem o que fazer nesta hora, mas precisam continuar preenchendo. Eu queria saber como faço para que a tabela vá criando automaticamente novas linhas seguindo a mesma lógica das fórmulas e das “referências” das linhas acima.
Posso estar enganado mas acredito que para criar automaticamente as fórmulas e referências só utilizando macros mesmo.
Tem uma opção nas configurações do calc que vem desabilitada por padrão que funciona para expandir a função de soma(pelo menos até onde testei). Habilita ela e faz testes na sua planilha para ver se resolve:
Vai em: Ferramentas/ Opções/ Libreoffice calc/ Geral e marca “Expandir referências quando novas colunas/ linhas forem inseridas” e clica em aplicar.
Se não for o que vc procura, olha esse tópico:
A mesma macro desse tópico (explicada em vídeo)
Ola @ygorferreira, manualmente, selecionar a linha abaixo da ultima utilizada e Crtl+D
Vai copiar toda a formatação e os dados se estiverem preenchido.
Segue uma sugestão, com macro…
ygorferreira_ask_97325.ods (17.5 KB)