Eu gostaria de saber como inserir automaticamente novas linhas numa tabela que use das mesmas fórmulas das linhas acima, como?

Eu estou sentindo que no calc tenho que preencher todas as células que serão usadas na planilha previamente com as fórmulas e as “referências” às outras. Isso deixa a planilha muito lenta para carregar e usar, além disso, quando se chega à última linha, as seguintes não têm mais as fórmulas e referências, o que pode deixar o uso da planilha complicado para pessoas que não conhecem o que fazer nesta hora, mas precisam continuar preenchendo. Eu queria saber como faço para que a tabela vá criando automaticamente novas linhas seguindo a mesma lógica das fórmulas e das “referências” das linhas acima.

Posso estar enganado mas acredito que para criar automaticamente as fórmulas e referências só utilizando macros mesmo.
Tem uma opção nas configurações do calc que vem desabilitada por padrão que funciona para expandir a função de soma(pelo menos até onde testei). Habilita ela e faz testes na sua planilha para ver se resolve:

Vai em: Ferramentas/ Opções/ Libreoffice calc/ Geral e marca “Expandir referências quando novas colunas/ linhas forem inseridas” e clica em aplicar.

Se não for o que vc procura, olha esse tópico:

A mesma macro desse tópico (explicada em vídeo) :point_down:

Ola @ygorferreira, manualmente, selecionar a linha abaixo da ultima utilizada e Crtl+D

Vai copiar toda a formatação e os dados se estiverem preenchido.


Segue uma sugestão, com macro…

ygorferreira_ask_97325.ods (17.5 KB)

1 Like