Existe alguma certificação técnica que comprove que tenho habilidade, conhecimento ou aptidão em LibreOffice?

Existe alguma certificação técnica que comprove que tenho habilidade, conhecimento ou aptidão em LibreOffice?

motivos dessa dúvida

  1. Utilizo o LibreOffice a algum tempo, mas gostaria de incluir no currículo um certificado que comprove que tenho habilidade, conhecimento ou aptidão em LibreOffice, acredito que é um diferencial. Pois, boa parte das pessoas que eu conheço possuem mais conhecimentos de suites como Microsoft Office ou Google Sheets ou ainda Adobe, é raro encontrar alguém que tenha conhecimento em softwares abertos, livres, públicos ou ainda softwares do tipo FOSS como no caso do LibreOffice.
  2. Pergunto sobre certificação técnica em LibreOffice, pois é comum algumas empresas terem essa certificação técnica, isso destaca os profissionais na área da TI. Um exemplo disso, são as certificações da Microsoft em determinadas áreas de TI, por exemplo, gestão de ti, redes, gerenciamento de projeto etc. As pessoas que fazem essa certificação técnica podem colocar no LinkedIn ou ainda Lattes ou mesmo em sites de recrutamento e seleção específicos de sua determinada cidade, estado etc.
  3. Outro motivo que pergunto isso, é que algumas pessoas que conheço já perguntaram isso para minha singular pessoa e eu não tive informação para esclarecer essa dúvida. Isso seria também para ajudar essas pessoas e também para esclarecer essa dúvida um tanto que curiosa por agora vamos dizer assim - se existe alguma certificação técnica que comprove que tenho habilidade, conhecimento ou aptidão em LibreOffice?

Algumas considerações

  1. Sei que existem empresas que emitem certificado gratuito em determinadas suites como Microsoft Office, Google Sheet ou até mesmo LibreOffice, isso acontece muito em coisas como cursos livres, cursos de extensão etc.
  2. Porém minha dúvida, não seria das empresas que emitem cursos livres com certificado para o LibreOffice, minha dúvida aqui seria se LibreOffice tem algum site oficial onde posso realizar uma prova remota onde possa emitir de acordo com o material de estudo a certificação que comprova que possuo conhecimento, habilidade ou mesmo aptidão na utilização do LibreOffice. Em vez de fazer o cadastro em uma empresa terceira ou uma empresa que não é exclusiva do LibreOffice, isto é, uma empresa parceira ou uma empresa “confiável”.
1 Like

Este assunto já foi levantado aqui, busque “certificação”.

O @ohallot. tem Certificação, creio que ele possa esclarecer !!!

2 Likes

Dê uma olhada neste tópico.

Já foi tratado como você pode conseguir a certificação.

2 Likes

Pessoal, vocês sabem se existe algum colega aqui no fórum que fez alguma certificação do LibreOffice? Tanto faz se presencial ou remota. Só queria saber se foi fácil, difícil, caro, demorado, etc.

Penso em fazer algo parecido. Adoro o LibreOffice e no começo usava só como substituto do Microsft Office mas com o tempo tenho percebido que a suíte tem evoluído cada vez mais e, graças a ela, já estou 2 anos sem Microsoft Office no meu computador e não senti falta. Abraço!

1 Like