Falha para salvar arquivos ods

Pessoal, estou com um problema, tenho na rede varias maquinas que possuem libreoffice mais recente (7.2.5) porem apenas uma maquina esta com problemas para salvar o arquivo dando esta imagem
evidencia

as demais maquinas nao deram problema ate o momento, alguem poderia me ajudar?

Oi, tudo bem? Qual o seu sistema operacional? Qual o idioma do seu LibreOffice? Qual a arquitetura do programa que voce instalou?

Voce consegue dizer os passos que precisam ser tomados para este erro ser reproduzido?

O salvamento é manual ou por Macro ?

1 Like

Olá bem eu uso windows 10 - 64 bits , idioma pt-br, arquitetura nao sei lhe informar
Bem o usuario ja possui um arquivo como modelo e quando ocorre a modificação deste
o arquivo nao salva dando o erro mencionado na imagem, ate o momento estou pedindo
para que usuario salve os arquivos em xls @victorwestmann

1 Like

o salvamento do arquivo esta sendo manual @schiavinatto

Tem alguma coisa em especial que você fez que, em seguida, voce notou que o erro começou a acontecer? Voce já tentou desinstalar e resinstalar o LibreOffice para a última versão (mais recente)?

@victorwestmann bem eu testei em outras maquinas o mesmo arquivo e salva normalmente o libre está com a versão mais recente, já desinstalei reinstalei , e apenas uma maquina que se encontra na rede que ocorre este problema

Você comentou que está em uma máquina Windows não é?

Já cogitou testar o arquivo com um outro tipo de Instalação do LibreOffice? Você pode testar a versão portátil que se encontra aqui (www.portableapps.com/apps).

Quando você salva o arquivo é local ou direto na rede?

@victorwestmann tentei versoes anteriores e sim estou usando windows, os documentos ficam salvos na rede

@Akeron em versões anteriores acontece o mesmo problema ou o problema desaparece? Estou tentando isolar o problema. Até agora não está claro para mim se o problema é algo no seu sistema operacional, na versão do LibreOffice ou na rede. Complicado!

Se voce salvar este arquivo no computador local ele dá o mesmo problema?
Você usa o arquivo aberto em mais de uma máquina ao mesmo tempo via rede? Pode ser algo relacionado a isso de repente… temos que investigar.

Se voce salva o arquivo como ods ele também dá problema ou só quando voce salva ele como xls? Aliás… voce está salvando ele como XLS ou XLSX? Toda a informação aqui é relevante e preciosa pois vai nos ajudar a isolar o problema e te direcionar para a solução (tomara!).

@victorwestmann com versões anteriores dá o mesmo erro, tipo ja deixei o sistema operacional atualizado ( pensando que fosse algum bug por falta de atualizar) , o arquivo fica na rede
Vou tentar deixar mais claro para você entender melhor a situação
possuo um arquivo X , e ela fica disponível para rede para maquina 1 ,2 3 , usuário loga usa na maquina 1 e salva bonitinho sem erro algum… ele vai na maquina 2 da o mesmo procedimento de salvar o arquivo, quando o usuário vai na maquina 3 ocorre o problema
e com uma observação as 3 maquinas estão atualizadas tendo a mesma configuração

O arquivo ate o momento esta sendo salvo em XLS e XLSX, mas quando é salvo em ods ocorre o problema ( pois tentei sobrepor o arquivo para que seja sanado o problema ou excluir o arquivo e gerar um novo pela extensão ods)

é um caso bem atipico…

@Akeron Então o erro acontece quando voce salva o seu arquivo, na rede, na extensão .ods mas não acontece quando você salva o mesmo arquivo em formato .xls ou .xlsx. Curioso. E se você salvar este arquivo, em .ods, numa pasta local da máquina que dá problema, o problema também dá acontece? Ou só dá problema se for na rede e no formato .ods?

@victorwestmann pelo que analisei e verifiquei esta sendo apenas quando salva no formato .ods, na maquina especifica, eu já pedi para o usuário salvar em .xls/ .xlsx para poder sanar o problema, mas nunca se sabe quando o usuário volta a querer do nada a salvar em .ods,