Formatação condicional de data

Olá!
Tenho uma planilha no calc com uma lista contendo CPF, nome e e-mail de clientes que mensalmente preciso contatar via e-mail. Conforme vou enviando os e-mails no mês, vou mudando a cor de fundo do nome dos clientes pra verde, pra saber que já enviei a mensagem. No fim do mês, a lista deve estar toda verde, mas virando o mês, preciso pintar tudo de vermelho manualmente, pra saber que naquele mês ainda não contactei os clientes. Gostaria de saber se há uma forma de automatizar o processo de pintar as células de vermelho toda vez que vira o mês, só pra me poupar essa etapa. Agradeço desde já pela ajuda.

Segue em anexo a imagem de exemplo da planilha:

Ola @chellie1, acrescente uma nova coluna, que indique que a mensagem foi enviada ( tipo “x” e deixar em branco para não ), e inclua uma formatação condicional para mudar a cor quando for “x”. E para limpar e só deletar os dados desta coluna.
Para um exemplo poste um arquivo modelo do seu arquivo, altere os dados sigilosos.

2 Likes

Tem filas sem dados (as filas com fundo preto)? Então pode selecionar a coluna, buscar “.”, só na seleção atual, e pintar de vermelho.
image

1 Like

Isso já ajudou demais o processo, muito obrigada!
Saberia alguma forma que eu pudesse bloquear colunas específicas de serem pintadas? Por exemplo no cabeçalho da planilha?

Ou a única maneira pra não pintar o cabeçalho seria desselecionar essas células antes de pintar?

Selecione as colunas, e com Ctrl+click desselecione os cabeçalhos.

1 Like

Uma solução prática seria registrar a data do último contato em uma coluna auxiliar e usar a formatação condicional com base no mês atual. Assim, a planilha consegue identificar automaticamente quem ainda não foi contatado no mês, sem precisar repintar tudo manualmente. Como já se passaram alguns dias de 2026, também dá para usar a ideia de já se passaram quantos dias de 2026 para acompanhar esse tipo de período.