Muito recentemente, eu atualizei, meu LibreOffice para a versão estável mais recente, nesse caso, a versão 6.3.6, devido ao fato de que meu LibreOffice em sua versão 6 não mais abria, e, se abria, não area apresentado nem no gerenciador de tarefas. Uma das primeiras coisas que eu notei ao usar a versão 6.3.6 foi o fato de que a forma geométrica de qualquer forma que não é um retângulo é um pouco maior em baixo e em seu lado direito do que o tamanho dela informa. Esse problema muito me irrita, uma vez que me utilizo o LibreOffice para montar componentes de jogos de tabuleiro. Um modo de lidar com ele, no entanto, é, por exemplo, subtraindo metade da forma, copiar essa metade, ajustar a posição e as dimensões das metades um pouco e depois mesclá-las, criando, dessa, forma uma forma customizada. Outra solução é usar uma forma grande o suficiente para que tal problema não tenha efeito e, depois que ela for utilizado para seu fim, reduzir o tamanho do resultado para o tamanho que realmente se quer. Nenhum desses dois métodos é tão rápido, no entanto, quanto usar a forma diretamente da barra de formas. Eu gostaria de saber, portanto, o que posso fazer para corrigir esse problema e não ter que montar uma forma customizada toda vez que precisar de um simples forma. Estou disposto, também, a usar uma versão mais antiga do programa, se for a unica solução.
A imagem de exemplo apresenta a comparação de tamanho da forma de octógono com a de retângulo, ambos de 1 milímetro. No primeiro esquema, apenas suas linhas, e, no segundo, um retângulo branco sobre o octógono.