Formato do editor de relatório do Libreoffice Base

Olá.

Se puder me dar uma ajuda com a seguinte questão no Libreoffice Base:

Até mais ou menos em 2020, eu conseguia formatar relatórios que criei no Libreoffice Base clicando com o botão direito no relatório e, em seguida, em “editar”, e abria uma tela no formato de editor de relatório que está nesse seu video (com as palavras dos campos parecendo tipo em outro idioma), para realizar a formatação desejada.

Segue link que mostra como é o formato antigo que apaecia aqui para mim, o qual eu quero utilizar:

Porém, recentemente, ao retornar na utilização do programa e tentar formatar relatórios, a tela disponibilizada para formatação abre em outro modelo, com opções muito limitadas, com umas três partes separadas e coloridas.

Esse formato do link abaixo eu não quero:

Comp faço para ter acesso ao modelo antigo do editor?

Ja tentei instalar versão da época do Libreoffice mas não resolveu.

Fico grato

Att, Isaac Newton

Desde o LibreOffice 4.1, o construtor de relatórios (a sua 2ª versão) está integrado no LibreOffice. No entanto, a antiga versão do relatório ainda está disponível. No entanto, o construtor do relatório deve ser desinstalado para tal. Se isto é possível depende também do sistema operativo que está a utilizar. Para mim (OpenSUSE Linux) isto não é possível na instalação padrão. No entanto, se eu utilizar os pacotes do próprio LibreOffice, a extension-report-builder está incluída. Só tenho de o excluir durante a instalação.
Tentei escrever isto com o tradutor DeepL e espero que seja compreensível.

1 Like

Muito obrigado! Como eu faria para desinstalar esse construtor de relatório e colocar a versão antiga desse construtor?

No caso, preciso fazer isso no Windows 10