Formulário de Edição com Basic/Macro no Calc

Boa tarde amigos!
No meu último post, os amigos @schiavinatto e @WBastos me ajudaram em um formulário de cadastro através de diálogo. Funcionou perfeitamente, gratidão pela ajuda. Porém agora queria saber se tem como criar um outro formulário através de diálogo para consulta e edição/atualização dos cadastro. Seria algo parecido com a imagem abaixo.
Captura de tela 2022-01-03 180701
Um campo onde digita o número do pedido e um botão buscar, ou ativo por Enter após digitação. Aí os demais campos seriam preenchidos com os dados contidos nas devidas colunas da linha onde está o pedido, mesmo se a célula estiver vazia.

O que eu não sei se é possível, seria nos campos Data de Entrega, Separador, Status e Motorista. Na Data de Entrega não sei se teria como usar o campo de data e carregar informações, no exemplo usei caixa de texto normal. Nos campos Separador, Status e Motorista, seria um campo de escolha com opções, e não sei se daria pra carregar na pesquisa o que esteja registrado na célula sem perder a lista de opções do campo. E por último um botão Salvar para atualizar os que foi mudado na linha original do pedido. Bem, espero ter me explicado. Segue um arquivo de exemplo com esse formulário que eu fiz. Desde já agradeço qualquer ajuda.
planilha-cadastro-ask.ods (49.2 KB)

@LeandroRodrigues , antes de qualquer coisa, seria possível pensar em algum layout para o Menu do formulário

É importante pensar logo, pois imagino que seu sistema terá um campo de cadastro, um campo de pesquisa e outros mais.

Estou pensando em implementar umas ideias para navegação em diversos formulários através de um único formulário.
menu-libreoffice

1 Like

Não pensei nessa possibilidade. As funções que eu queria era a de cadastro, que você já ajudou a criar o formulário através de diálogo, onde cadastramos parte das informações (número pedido, data abertura, data entrega e tipo de entrega). A segunda parte seria a de edição/atualização dos dados, onde entramos com mais informações após os processos manuais nos pedidos, como quem foi o separador, as quantidades de volumes, número de nota fiscal, valor, motorista, ordem de saída e observações. Teria como unificar tudo isso? Lembrando que não tenho nenhum conhecimento disso. Eu poderia criar uma planilha crua com edição manual linha à linha, usar filtros padrões, mas queria fazer uma coisa diferenciada no meu setor e criar um padrão para a outra funcionária seguir.
COMPLEMENTO
E assim, o layout nem é tanto problema, a questão mesmo é as macros/programação que não faço ideia mesmo de como criar e se dá pra fazer essas coisas que eu pensei. Rsrs

Fiz uma gambiarra rapidinho aqui só pra você ter uma ideia inicial, mas você vai dando as ideias que a gente vai melhorando aqui.
planilha-cadastro-ask.ods (50.3 KB)

1 Like

Que show isso :star_struck:

Depois vou explicar passo a passo como se faz, mas é bem tranquilo.
planilha-cadastro-ask.ods (60.4 KB)

1 Like

Bom dia @WBastos. Depois você me fala onde e como mexo caso eu precise mudar algo no layout, retirar ou adicionar campos, mudar de posição. Vi agora neste arquivo que você enviou que os campos estão ocultos no editor do Basic. A ideia está bacana, esse botão de informações da empresa, se quiser, pode eliminar. Como é um controle pessoal do setor que eu trabalho, não precisa se preocupar com isso. Se a parte de consulta e edição funcionar, já ficará perfeito.

Explore a propriedade Pagina (etapa) , aqui denominado Step , do formulário e dos objetos.

O step 0 é o que fica comum a toda página, step 1 aparece somente os objetos que foram marcados como step 1 e assim por diante.

Clica no formulário, depois avança o step para 2 e depois clica em outra “caixa” de qualquer propriedade.

1 Like

Valeu, acabei de achar aqui. Não sabia disso.

@LeandroRodrigues , não esqueci do seu projeto não. Estou com umas sequelas da H3N2 e, assim que melhorar, vou dar sequência, mas a galera pode ficar a vontade pra contribuir aí.

2 Likes

Fica em paz meu caro. E melhoras para você.