Formulas de formatação condicional se multiplicam

Uso o libreoffice versao 6.0.6.2 x64 no window 7 e no Windows 10. Coloquei no calc uma formatação para colorir linha de acordo com o valor de uma célula. E, quanto mais eu alimento a planilha ela fica mais pesada e com travamentos. Percebi que as fórmulas das condições vão aumentando e ficam redundantes, até. E tenho que ficar apagando manualmente. Isso é normal acontecer ?

Ola @Francys, creio que se colocar a formatação condicional em uma célula e ir replicando, o arquivo fica mais pesado do que se colocar a formatação condicional em uma área.

Posso dar uma olhada no arquivo, me envie direto.

estou com o mesmo problema, formatação condicional se multiplica Versão: 6.4.3.2 (x86)

@luis.paulo, se copia uma célula com Formatação Condicional e cola em outro lugar, a formatação vai junto.

Explique o processo que faz.

Em uma planilha com informações de veiculo, tenho uma coluna de título: situaçao, onde preencho algumas situaçoes como: vendido, ativo, emplacar, etc. Para cada situação crio uma formatação condicional onde ele muda a cor da linha, da letra, entre outros. A questao é que são umas cinco formatações condicionais, porem quando fecho e abro a planilha novamente, ja tem umas dez e uma interferindo na outra. Por exemplo criei um estilo com o nome VENDIDO e associei a formula da formatação condicional e funciona tudo certinho, quando fecho a planilha ja tem outro estilo criado automaticamente com o nome ConditionalStyle e associado a minha formula.

@luis.paulo, este arquivo é nativo do Calc e esta salvo como ods ?

a origem é excel, ta salvo como .xlsx e estou usando no calc da libreoffice, devido a empresa ter alterado o sistema aqui.

Se vai usar só no Calc, salve para ods.

@schiavinatto muito obrigado, no meu caso aqui foi resolvido.