Importação de texto não converte Tipo de coluna Data (AMD)

Recentemente atualizei meu LibreOffice para linux, estou utilizando a seguinte versão:

Version: 7.6.2.1 (X86_64) / LibreOffice Community
Build ID: 60(Build:1)
CPU threads: 12; OS: Linux 5.15; UI render: default; VCL: gtk3
Locale: pt-BR (pt_BR.UTF-8); UI: pt-BR
Ubuntu package version: 4:7.6.2~rc1-0ubuntu0.20.04.1~lo1
Calc: threaded

Ocorre que frequentemente faço uso do recurso de Importação de texto (a partir de arquivos CSV). Nesta versão observei que quando seleciono uma coluna contendo uma data (ano+mês+dia hora+minuto+segundos) e, seleciono o Tipo de coluna “Data (AMD)”, após clicar em OK a data e hora não é convertida, tal como na versão anterior.

Sugestões?

Como era antes, e como é agora?

Antes, após selecionar o Tipo de coluna “Data (AMD)” a data e hora que estava no arquivo CSV no formato AAAA-MM-DD HH:MM:SS era convertido para DD/MM/AAAA HH:MM:SS, exemplo:

CSV → 2023-06-14 23:00:06

ANTES → convertia para 14/06/2023 23:00:06

AGORA → não converte, continua 2023-06-14 23:00:06

Depois que os dados forem importados, formate a célula com o formato desejado DD/MM/AAAA HH:MM:SS

Este comportamento é novo? Antes isso era feito automático após eu escolher o Tipo de coluna “Data (AMD)” e confirmar no botão OK.

Entendo sua sugestão como forma paliativa, mesmo assim a tela de Importação de Texto para o Tipo de coluna “Data (AMD)” fica sem função.

Estou tentando entender se esse “novo comportamento” é um bug, ou se é alguma configuração.

Não é um bug, você deseja converter um formato de data já válido ISO 8601 AAAA-MM-DD, e é por isso que parece não funcionar. Você precisa alterar o formato, mas como mencionado acima, você precisa fazer isso com a formatação da célula.
A importação de texto é usada para formatar texto formalmente válido para uma data válida, por exemplo 14.06.2023 para convertê-lo você precisa usar o formato DMA.
No seu caso basta importar o CSV sem fazer nada pois já é uma data válida, basta definir o formato da célula.
Tente importar o csv sem nenhum tipo de opção, você terá uma data válida para formatar como desejar.

Entendi, então de fato o comportamento mudou da versão anterior para essa atual.

Sim, fiz o teste como sugeriu, abri o CSV e ignorei escolher o Tipo de coluna “Data (AMD)”, na planilha o campo aparece formatado como “número”, mas ele consegue transformar em DD/MM/AAAA HH:MM:SS normalmente.