Inserir numa célula o destino (URL, caminho, ou pasta) para SALVAR

Olá amigos!

Minha dúvida parece simples mas não encontro resposta.
Já criei uma macro que salva em PDF no destino inserido em determinada célula (ex: “C://usuário/Desktop”). Porém, gostaria de saber se há possibilidade de inserir este ‘destino’ com um botão, estilo àquele “Seleção de Arquivo” no Controle de Formulários. Este botão, “Seleção de Arquivo”, seleciona um arquivo, sendo obrigatório selecionar qualquer arquivo e eu, porém, desejo selecionar o DESTINO (ou pasta, melhor dizendo) e inserir em determinada célula.
Normalmente já adiciono o destino manualmente e a planilha funciona. Apenas queria saber se tem como incluir este botão, como por exemplo, quando se instala um programa e pede para selecionar o destino.

Grato desde já!

Bom dia,

Atribua a macro abaixo a um botão, por exemplo:

Sub SelecionarDestino
Dim oFilePicker as Object, sDestino as String
   
   oFilePicker = createUnoService("com.sun.star.ui.dialogs.FolderPicker")
   oFilePicker.Execute()
   
   sDestino = oFilePicker.Directory
   
   ThisComponent.Sheets(0).getCellRangeByName("A1").String = sDestino
End Sub

Atte,

Fala Grafeno! Era EXATAMENTE o que procurava!

Só para somar informações, fiz algumas alterações.

Como o URL aparece de forma confusa, fiz com que sua macro salve o URL numa planilha de dados oculta. Assim, apliquei a fórmula “SUBSTITUIR”, decifrando os caracteres, para deixar o URL mais limpo e fácil de entender e exibir na célula da planilha visível, onde tem o botão com a macro acima.

Também alterei a última linha “ThisComponent.Sheets” por “ThisComponent.Sheets.getByName” para que escolha a planilha pelo nome e não pela ordem, para caso alterar a ordem das planilhas, a macro não coloque o URL em uma planilha indesejada.

Parece uma coisa simples, mas ajuda bastante quando se muda de PC, principalmente para aqueles que não tem tanto conhecimento em planilhas e assim, facilita seu uso.

Por fim, muito obrigado!

Se possível, Grafeno, indicaria algum material que ajude a apronfundar em macros? Inveja branca da “facilidade” que teve para responder. Grato

@Vitor alves, você também pode usar a função ConvertFromURL() para deixar a URL “mais legível”:

sDestino = ConvertFromURL(oFilePicker.Directory)

.

Dê uma olhada nos materiais nesta questão. Sempre recorro aos livros OpenOffice . org Macros Explained Third Edition (Adrew Pitonyak - em inglês) e Apriendendo OOo Basic (Mauricio Baeza - em espanhol)

Fico grato pelas dicas. Vou buscar aprofundar mais no assunto com esse material. Vlw!!

Ola @vitoralves, seja bem vindo ao Grupo.

Segue uma sugestão:

Esta é a mensagem de escolha do Diretório

Descrição da imagem

Arquivo do teste


ATENÇÂO:: Caso queira dar mais detalhes a sua pergunta, use Descrição da imagem na pergunta ou Descrição da imagem abaixo. Grato.

Caso a resposta atendeu sua necessidade, por gentileza, click na bolinha Descrição da imagem a esquerda da resposta, para finalizar a pergunta.

Obrigado pela resposta meu caro.