Instalar ajuda offline Pt-BR (libobasis6.4-pt-br-help_6.4.2.2-2)

Olá pessoal.

Sei que a partir da versão 6.1, o LibreOffice adotou a ajuda online com tecnologias aprimoradas e recursos multimídia.
Mesmo assim, eu gostaria de instalar a ajuda offline na versão 6.4.2.2 Pt-BR, pois minha internet é limitada por franquia, além de ser muito lenta e instável.

Meu sistema é KDE Neon 5.18 (KDE Plasma 5.18.3) de base Ubuntu 18.04.

Quando tento instalar o “libobasis6.4-pt-br-help_6.4.2.2-2_amd64.deb”, recebo a seguinte mensagem:

dpkg: erro ao processar o pacote libobasis6.4-pt-br-help (–configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante o processamento de:
libobasis6.4-pt-br-help

já usei diversos comandos para corrigir o sistema, como:
sudo apt --fix-broken install
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get -f install
sudo apt-get -f remove

Porém sem nenhum sucesso.

Lembrando que instalei o LibreOffice via apt:
sudo add-apt-repository -y ppa:libreoffice/ppa
sudo apt update
sudo apt install libreoffice libreoffice-style-breeze libreoffice-l10n-pt-br myspell-pt-br

Alguns fóruns sugerem a remoção completa do que foi instalado via apt, e reinstalar tudo localmente via arquivos .DEB.

No aguardo de ajuda, e desde já agradecido :slight_smile:

Sem desmerecer o ppa, eu recomendo que desinstale o ppa (purge) se baixe os tarball do site do LibreOffice em

https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

e instale via arquivo deb.

Prezado Olivier:

Muito agradecido. Deu certo!

Apenas deixo dicas extras para quem mais consultar esse tópico:

A instalação manual, via .DEB, da versão 6.4.2.2, alterou os nomes dos executáveis, de “libreoffice” para “libreoffice6.4”. Então, se tiver atalhos personalizados da instalação via apt, edite-os inserindo o “6.4” na linha de comando.

Por ex. “libreoffice --writer %U” passou a ser “libreoffice6.4 --writer %U”

E ainda, a Ajuda offline passou a abrir no navegador de internet, assim como a online. Por ex., pressionando a tecla F1 no Write, irá abrir:

file:///opt/libreoffice6.4/help/pt-BR/text/swriter/main0000.html?System=UNIX&DbPAR=WRITER

Suponho que a Ajuda offline agora abrindo no navegador, traz (na medida do possível?) todos os recursos avançados da ajuda online, que o sr. explicou no tópico Ajuda offline para 6.1.0.3

Abraços.

Prezados. O problema foi resolvido, conforme meu comentário à resposta de Olivier.

Notem que meu relato se refere à instalação manual via .DEB num sistema KDE Neon 5.18, base Ubuntu 18.04, onde os executáveis mudaram de nome, de “libreoffice” para “libreoffice6.4”. Pode ser que o resultado mude em outros meios de instalação via .RPM, snap, flatpak, apimage, make, etc.

Só não descobri como marcar esse tópico como [Resolvido].