LibreOffice não abre o documento de texto no último local editado

Boa noite,

Mesmo depois de inserir meus dados de usuário, conforme sugerido em tópico outrora aberto, meu LibreOffice continua a abrir o documento no começo. Não está salvando a posição da última edição.

Alguém poderia me ajudar, por gentileza? Já reinstalei o programa, reiniciei o PC etc., mas nada resolve.

Obrigado,
Leandro.

Qual versão do LibO está usando, e Sistema Operacional?
.
Infelizmente é um problema recorrente.

Ao reinstalar o programa, preencheu as informações de usuário novamente?
.
Realmente existe um bug: #tdf151427 e #tdf141586.
.
Porém, dependendo da versão do LibreOffice, está resolvido, desde que preenchida as informações de usuário e sejam seguindos alguns passos.
.
Passos:

  1. Certifique-se de inserir algumas informações em Opções->LibreOffice->Dados do usuário (Nome/Sobrenome);

  2. Faça um teste com um arquivo qualquer, inserindo umas 3 páginas, com algumas palavras teste;

  3. Defina o zoom, no campo inferior esquerdo da tela, para 150, com visualização de página única;
    image

  4. Salve, e feche o arquivo;

  5. Ao abrir novamente, note se o arquivo abrirá no início ou no último local onde o cursor estava posicionado;

  6. Independente do local, vá até o final do arquivo, insira um parágrafo (aperte enter), salve e feche o arquivo.
    .
    Obs.: Isso é só uma parte do teste descrito na página de bugs do LibO.
    .
    Volta aqui para relatar se o problema persiste para tentarmos outra solução.
    .
    De qualquer forma, de antemão, pode-se adicionar Marca-páginas, mesmo sem anotação, a fim de facilitar a navegação no documento pela barra lateral, por exemplo.

----------COMPLEMENTO 1----------

Fiz teste semelhante usando
Versão 7.4.2
SO: Linux-Xubuntu
.
Funcionou.
.
Tente os passos descritos aqui

.
----------COMPLEMENTO 2----------

O jeito é utilizar marcadores de página então.
Como inserir marca-páginas.
.
Na barra lateral você pode acessar a navegação no documento, e ir direto para o local do marcador.
image

1 Like

Boa tarde, Felipe,

Eu estava usando a versão 7.4.3. Mudei para a 7.3.7, mas persiste o problema. Tentarei, no entanto, suas sugestões. Retorno para relatar se funcionou.

Muito obrigado,
Leandro.

Esqueci de mencionar que o meu SO é o Windows 10.

Oi, Felipe,
.
Não funcionou, infelizmente. Olhei a seção #tdf141586, e reparei que há outra pessoa passando pelo mesmo “problema infernal”, mesmo depois de seguir estes passos. Parece que começou na versão 7.2. Que lástima!
.
Agradecido,
Leandro.

Isso é bug antigo. Sempre há algum tipo de correção, mas ao mudar para outras versões, o usuário talvez seja corrompido na instalação (pura suposição minha)
.
Dê uma olhada no complemento da resposta. Se não funcionar, voltamos para marcadores de página.

1 Like

Testarei, Felipe. Obrigado!

Poxa vida! nem isso funcionou! Que lástima!