Bom dia para abrir planilhas e arquivos de documentos o Libre está muito lento, e quando precisa atualizar uma tabela dinãmica aí para de vez mesmo. Alguém pode me ajudar.
Ola @ValentimSpielmann,
- O arquivo é muito grande ?
- Tem muitas imagens ?
- Tem inúmeros cálculos e PROCV, etc ?
- Qual o SO ?
- O arquivo foi criado no LibO ?
- Baixou o LibO do site Oficial para instalação ?
Bom dia Gilberto o arquivo tem 280kb, tem uma macro, que inclusive você me ajudou a fazer. A versão do LibreOffice é Versão: 6.0.5.2 (x64). Baixei da https://pt-br.libreoffice.org/donate/dl/win-x86_64
Muitas fatores podem impactar na performance do software. Não temos detalhes sobre a macro e sobre o volume de dados, mas imaginando que os dados sejam obtidos numa tabela ou consulta de banco de dados então considere:
- Em matrizes e vetores muito grandes, use formulas matriciais por que é uma formula para milhares de células em vez de milhares de formulas para milhares de células.
- Em vez de testar cada célula (=SE()) e e depois somar o teste, use SOMASE, SOMASES, e derivados (MEDIASE, etc…)
- Em vez de multiplicar cada valor de duas colunas e depois somar o produto, use SOMARPRODUTO,
- Muito pouca gente sabe usar as funções de banco de dados BDSOMA, BDCONTAR, etc… e são mais rápidas que tabelas dinâmicas simples ou triviais. Se o problema é simples, uma TD pode ser um tiro de canhão.
- Evite cascatas de SE( SE( SE( SE(…))))), que além de difícil de entender, pode ser substituída por muitas outras funções (dentre elas ESCOLHER())
- Você pode tentar acelerar o Calc com processos multifilamentos (multithreading) em Ferramentas - Opções - LibreOffice Calc - Çalcular - Permitir cálculos multifilamentos (experimental)
- Se tiver uma placa gráfica de jogos, pode ser que consiga usar o OpenCL para calcular com a GPU dela em Ferramentas - Opções - LibreOffice - OpenCL (eu nunca consegui botar pra funcionar)
- Você pode momentaneamente interromper o calculo automático da planilha para fazer modificações, e quando terminar, restabeleça a automação.
Tudo isso acima vale pra a “outra” planilha, diga-se de passagem.