LibreOffice Writer travando no Windows 10

Saudações!

Gostaria de saber as razões verdadeiras pelas quais o LibreOffice Writter trava, não responde, encerra sozinho, informa erro e me faz perder horas de digitações de trabalhos no Windows 10.

Já atualizei o citado programa e sistema operacional e segui todos os comandos recomendados pela Microsoft Community, envio relatórios de erros para a equipe desenvolvedora do programa, mas o incômodo problema persiste.

Quando ele começa a travar, antes de fechar sozinho, aparece a terrível mensagem “O programa não está respondendo”.

Acesso o Gerenciador de Programas e aparece isto:

Não sei mais o que fazer.

Como pode um programa tão útil e bom apresentar tantos problemas no Windows?
Será o sistema operacional? Será que a Microsoft faz o Windows 10 bugar o LibreOffice propositalmente?

Enfim, só me resta lamentar e criar teorias da conspiração.

Eu tenho a ligeira impressão de que o problema pode ser o processamento de dados, pois, às vezes, quando, durante um travamento, acesso o Gerenciador de Programas e vejo que o LibreOffice Writter está “gastando” muita memória RAM. Mas se for isso, não são sei se o problema está no meu hardware, no Windows ou no próprio programa.

Óh, céus… acudam-me!

Desde já agradeço.

Ola @Marcos_Toni, uso muito pouco o Writer, meu uso é o Calc, o uso no Win10 é muito lento, principalmente quando abre caixas de configurações, a cada escolha chega a 4 segundos de resposta, mas no Linux Mint 19.3 é totalmente diferente com a mesma versão do LibO, a resposta aos comandos é imediata.Atualmente faço os desenvolvimento das Planilhas no Linux, devido a resposta aos comandos.

Sobre a Teoria da Conspiração, não descarto que a M$ coloque algo para frear o LibreOffice, caberia a TDF investigar e se provar a existência cobrar uma indenização bem gorda, que seria muito útil para alavancar o desenvolvimento.

Olá, @schiavinatto, pois é, voltei à página dessa comunidade para relatar outro bug semelhante com a versão anterior à mais atual e revi seu comentário. Concordo plenamente! Desde o mesmo, tive tantos problemas com o Windows 8.1 e 10… hahaha… futuramente, migrarei novamente para o Linux.

Obrigado pela resposta!

Também estou com este problema. Depois da atualização 21H2 do Windows 10, o LibreOffice começou a apresentar problemas, muitas vezes não consegue iniciar. No Linux funciona muito bem. Não foi só o LiBo, depois desta atualização, mesmo que o Opera informe que um download está 100% feito, não aparece a informação que ele foi concluído. Não fosse algumas exigências do trabalho, já teria abandonado o Windows.

Ontem (10/06/2021) o Windows atualizou de novo (não é a mesma atualização da postagem acima). Não travou o LibreOffice, mas pôs o M$Office como aplicativo padrão para abrir todos os arquivos do LiBo.