Caros, Boa Tarde,
Recentemente, com a ajuda valorosa dos colaboradores @schiavinatto @FelipeAle @Grafeno, no tópico Preencher uma Dialog com dados de outra planilha a partir de um campo chave (tipo CPF) - #11 by clauhmonteiro ,e de alguns outros que não consigo lembrar agora (foram muitos meses costurando códigos e aprendendo), consegui finalizar uma planilha de cadastro de clientes, com alguns problemas pontuais, que descrevo:
A Plan1, que é a ideal (pq trava o campo ID e DATA), desde uma alteração feita na “Sub DialogOpen” (justamente a contagem de linhas para achar o próximo ID vago), parou de funcionar a “Sub InsertData”, que leva as informações da caixa de diálogo “dlgCadastro” para a planilha Beneficiários. Ao clicar no botão “Salvar”, a caixa de diálogo é limpa parcialmente, e ao tentar “Fechar”, todos os dados recém apagados voltam, e nada é gravado na planilha. A parte do código que não está funcional, está comentada.
A Plan2, que é a alternativa caso não resolva a Plan1, inicialmente informa o próximo ID disponível em uma msgbox, depois inicia a caixa de diálogo “dlgCadastro” SEM TRAVAR os campos ID e DATA, mas salva perfeitamente os dados imputados na caixa de diálogo, sem erros. E como disse, esta versão é alternativa. Ideal seria corrigir a Plan1, que está mais adequadamente próxima do objetivo final.
Ambas as planilhas tem um terceiro problema: A pesquisa (dlgPesquisa). Todos os botões, e controles funcionam, apesar de não conseguir a tão sonhada busca pelo CPF, e não pelo nome em lista. Porém, isso acontece de forma satisfatória se existem poucos dados. Qdo eu coloquei os 5000 mil inscritos na planilha, a busca ficou inviável, pois leva quase 5 minutos pra caixa de diálogo surgir, e outra eternidade para operacionalizar os dados. Sem contar que não acha todos os beneficiários cadastrados.
Ressalvo que NENHUMA parte dos códigos e macros eu fiz, o meu trabalho foi reunir vários trechos de códigos de terceiros, alguns já citados acima. E esta planilha pode, desde já, ficar à disposição para quem quiser utilizá-la para qual fim for. A ajuda de todos aqui foi provincial, e sei que é justamente este o objetivo deste espaço: dividir conhecimento.
Agradeço a todos, efusivamente.
Att,