O base não funciona no windows 10?

Instalei o LibreOffice no windows 10 e criei no base um banco de dados de teste. Ao clicar em Tabelas aparece a seguinte mensagem:

O LibreOffice requer um JRE (Java Runtime Environment) para executar
essa tarefa. O JRE selecionado está
defeituoso. Selecione outra versão ou
instale um novo JRE e selecione-o em
Ferramentas - Opções - LibreOffice -
Avançado.

Clico em ok e, logo em seguida, aparece a mensagem:

Não foi possível estabelecer a conexão com a fonte de dados Banco de
Teste
. Não foi possível encontrar o
Java. Verifique sua instalação.

Como resolver?

Já fui em: Ferramentas - Opções - LibreOffice - Avançado e selecionei o java(JRE) instalado.

Tem um java instalado: c:\Program Files (x86)\java\jre1.8.0_65.

Kleuber Lopes

Oi. Como eu já tive 2 vezes esse problema, vou passar aqui as minhas soluções, para se alguém mais tiver esse problema.
A primeira coisa que funciona, em alguns casos, é o que o próprio Kleuber colocou na pergunta dele, entrar em Ferramentas - Opções - Avançado e escolher um java ativo. (isso funcionou com uma das máquinas que eu tive este problema)
A outra solução, foi em um outro computador com um sistema operacional mais antigo. Apagar (ou por precaução, mover para outro lugar) o arquivo JREProperties.class que fica na pasta do OpenOffice program. Quando você entra de novo no programa ele cria outro arquivo desse, só que agora funcionando.

Estava com a mesma dificuldade não conseguia fazer o Base funcionar no Windows 10 até que achei esse link :
https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp , e baixei a versão Windows Off-line (64 bits) tamanho do arquivo: 73.29 MB , a partir daí sem problemas, instalei como administrador, depois de instalado o jre reiniciei o Windows, depois
abri o libreoffice, e pode ser qualquer um calc , writer, Base enfim qualquer um, e como já foi dito na resposta anterior
ferramenta>opções>avançado> quando chegar nessa parte se a instalação tiver dado certo o jre já vai aparecer para ser
selecionado, dá um aplicar e aproveite, espero ter ajudado, abraço a todos.

Fiz conforme suas instruções e consegui resolver o problema.
Muito obrigada

Kleuber, tente executar o aplicativo como administrador ou desative o UAC (Controle de Usuário), colocando-o no nível mais baixo, reinicie o sistema e tente novamente.
Outra coisa que você pode fazer é verificar no Java Config os itens de segurança.
Abraços e qualquer coisa estamos aqui para ajuda-lo.

Oi! Grato por sua resposta.

A partir de sua resposta o jeito foi excluir o java e o libre office. Depois, instalar o Java e, em seguida, instalar o libreOffice.

Grato,

kleuber Lopes

1 Like

Oi! Grato por sua resposta.

A partir de sua resposta o jeito foi excluir o java e o libre office. Depois, instalar o Java e, em seguida, instalar o libreOffice.

Grato,

kleuber Lopes

Desisti. Vou utiilizar um outro banco de dados. O Base não está instalando…