O que fazer para o calc parar com travamentos?

Calc está travando quando faço uma pesquisa via ctrl+H. Sempre clico em [localizar proximo] a programa fica travado por alguns segundos. Às vezes fica mais de 30 segundos. Alguem imagina o que pode ser?

@Francys, qual SO e versão do LibO ?

Qual o tamanho da planilha ?

O que procura ?

Valeu por responder @Gilberto Schiavinatto. A planilha que vc me ajudou com a macro está dando o problema que eu falei na pergunta. quando vou pesquisar algum dado, o calc trava. Mas acredito que o problema seja o computador do trabalho. Testei no meu notebook pessoal e o problema não se repetiu.

De uma checada na memória, tive problema parecido, maquina caiu o rendimento, era 4RAM (2 pentes) e tava trabalhando com 2RAM (só 1), no meu caso 1 placa de memória pifou…

Fiz uma limpeza geral nas planilhas, revi as formatações condicionais, fórmulas, dentre outras coisas e tudo parecia ter voltado ao normal, por um tempo. Aí tentei várias coisas aleatórias como começar o documento todo do zero, desativar gravação de macro, excluir a macro que gênio @Gilberto Schiavinatto construiu a meu pedido, etc. Até que percebi que o documento continha praticamente tabelas simples contendo apenas texto sem nenhuma formatação ou fórmulas. Estava a ponto de voltar ao velho Excel quando reparei que ao acionar a janela de pesquisa, por padrão estava selecionada “Direção: Linhas” e “Pesquisar em: fórmulas”. Daí foi só mudar para pesquisar em colunas em valores, respectivamente. Tudo está funcionando sem problemas tanto no meu notebook quanto no pc fraco do trabalho.